TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Obras de Terras e Barragens

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

 

  1. O que motivou o autor deste trabalho a realizar esta pesquisa? Na sua opinião, caso houvesse o mesmo desejo a pesquisa teria as mesmas motivações? Justifique a sua resposta.

A motivação do autor deve-se necessidade de soluções que atendam aos critérios de qualidade e baixo custo, alternativas econômicas e viáveis, que se adeque ao tipo de solo no processo de pavimentação daquela região.

Caso houvesse o interesse na mina região a pesquisa teria a mesma motivação, sendo que o objetivo principal em quase todas as obras é o casamento entre custo e qualidade.

2) Para o estudo proposto foram realizados alguns ensaios, cite quais e por qual motivo eles foram escolhidos. Você sugere acrescentar algum ensaio que não foi utilizado? Justifique.

Ensaios de desagregação

A avaliação da erodibilidade dos solos, avaliação geotécnica da erodibilidade de solos residuais não saturados. avaliação de solos de natureza sedimentar e compactados. Foi escolhido devido ao solos estudados serem identificados como potencialmente erodíveis.

Avaliação da dispersibilidade dos planossolos (“Crumb tests”)

Foram indicados os planossolos  de comportamento fortemente dispersivo a  dispersão em água é identificada pela turbidez na água de imersão a partir do torrão. O “crumb test”, consiste na observação visual do comportamento de um torrão de solo imerso em água destilada. Quanto mais turva a agua maior dispersibilidade do solo.

Ensaios sedimentométricos comparativos

Determina o grau de dispersibilidade do solo, por meio de agente defoculante e agitação mecânica. Em sedimentos com ou sem dispersão.  Após o ensaio de avaliação da dispersibilidade, o ensaio determina o grau de dispersão.

Ensaios químicos com a água intersticial

Ensaio comparativo, determina através de testes químicos a dispersibilidade do solo e comparada com os resultados do Clumb test. O clumb teste consiste em observação visual de como aquele solo se comporta já o Ensaio químico mostra como os componentes do solo se comportam no caso, e em que quantidade  estão, esses dados podem indicar a porcentagem de dispersibilidade do solo trabalhado.

Ensaio mini-CBR

 Avaliar a capacidade de suporte e extensão das areias lateralísticas do SAFLs ( solos arenosos finos lateralísticos).

3) Pesquise quais são as etapas de construção de uma rodovia com pavimentação asfáltica.

Corpo de Aterro ou Corte: A locação topográfica que vai dizer os pontos que sofrerão corte ou aterro.

Camadas Finais: Em todas as camadas é preciso “correr linha”. Correr linha é a atividade para verificar se a camada está executada de acordo com o greide locado pela topografia. Essa atividade que vai dizer se há a necessidade de cortar ou aterrar em alguns pontos ao longo do trecho executado.

Correr Viga: A partir do subleito, camada final, é preciso “correr viga”, Viga de Benkelman, para determinar a deflexão do pavimento.

Sub-base: A sub-base em rodovias e grandes avenidas é, geralmente, formada por uma composição de materiais dosados em uma usina de solos. Esses materiais atendem a uma faixa granulométrica A, B ou C. Para atender a essa faixa granulométrica faz-se a composição de materiais como: MS (material selecionado) + Brita 0 + Brita 1 + Areia.

Patrol Base: A cabamento na Base com uma raspada com Patrol, rolo de pneu e uma final com rolo chapa sem vibrar. A base tem a função de resistir e distribuir a sub-base a os esforços do tráfego sobre o revestimento ou capa. A espessura da camada depende do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com