TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Prático De Usabilidade Web

Exames: Trabalho Prático De Usabilidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução________________________________________

Será feita a análise dos sites de 2 grandes bancos: Banco Bradesco, disponível no endereço http://www.bradesco.com.br, e Banco Real, disponível em http://www.bancoreal.com.br.

1.1 Banco Bradesco

O Bradesco é atualmente o segundo maior banco privado do Brasil (em ativos totais), e cresceu principalmente através de fusões e aquisições. Foi fundado em 1943 na cidade de Marília - São Paulo. O banco, que foi indicado como a marca mais valiosa do Brasil, aparece no ranking elaborado em 2009 pelo Financial Times e outras companhias, como a 98ª marca mais valiosa do mundo, com valor estimado de 6,57 bilhões de dólares, tornando-se a primeira companhia brasileira a integrar o ranking das cem mais valiosas marcas do mundo. O Bradesco oferece seus produtos e serviços para pessoas físicas e jurídicas, como empréstimo, financiamentos, previdência privada, seguros, pagamento de duplicatas, abertura e manutenção de contas corrente e poupança, entre outros serviços.

Figura 1: Página inicial do site do Banco Bradesco

Fonte: http://www.bancobradesco.com.br

O site do Banco Bradesco disponibiliza informações sobre toda sua gama de serviços, sendo que alguns deles podem ser feitos ou solicitados pelo próprio site. Através do acesso a conta disponível no site, o cliente tem acesso a todas as informações sobre sua conta. Possui como público alvo seus clientes pessoas física e jurídica, sendo estes dos mais variados níveis de experiência.

1.2 Banco Real

Foi criado em 1925, como uma cooperativa bancária nomeada Banco de Minas. Após algumas mudanças de nome e aquisições de várias outras instituições financeiras no país, em 2008 o Grupo Santander passou a exercer efetivamente o controle societário indireto das empresas do conglomerado ABN AMRO Real no Brasil, após o cumprimento de todas as condições para a transferência do controle, especialmente a obtenção da aprovação do Banco Central da Holanda e do Banco Central do Brasil. Seus produtos são: financiamentos, empréstimos, consórcios, investimentos, previdência, abertura e manutenção de contas corrente e poupança, entre vários outros.

Figura 2: Página inicial do site do Banco Real

Fonte: http://www.bancoreal.com.br

O site do Banco Real disponibiliza informações sobre todos seus serviços, sendo que alguns deles podem ser feitos ou solicitados através do site, mediante acesso a conta, onde cliente poderá acessar todas as informações sobre sua conta. Possui como público alvo seus clientes pessoas física e jurídica, sendo estes dos mais variados níveis de experiência.

2. Análise de Usabilidade________________________________________

2.1 O Conteúdo da Página

Os dois sites apresentam praticamente o mesmo conteúdo em sua página inicial. De forma geral, na página inicial há informações, através de links, sobre os principais produtos e serviços oferecidos pelos bancos, além de link para abertura e acesso à conta.

Ambos os sites apresentam um bom sistema de organização das informações, que estão localizadas de forma que seja fácil encontrar o que se deseja.

Figuras 1 e 2 já exibidas e citadas anteriormente.

2.2 Tempo de Resposta dos Sites

Na comparação do tempo de resposta, o site do Banco Real apresentou respostas mais rápidas que a do Banco Bradesco. O primeiro banco apresentou um tempo mínimo para executar as ações que foram solicitadas. O segundo banco, Bradesco, demorou um tempo maior para responder às ações que lhe foram solicitadas, demora essa que foi aumentada em função de que algumas solicitações feitas em uma página redirecionavam para abertura outra janela, que carregaria a página solicitada.

2.3 Links

Há uma grande quantidade de links nas duas páginas, onde praticamente todas as informações disponíveis na página inicial são em formato de links. Pode-se dizer que as páginas iniciais dos sites apresentam somente links. Isso pode ser visto de maneira positiva, pois através de uma mesma página, se tem acesso a todo conteúdo do site.

2.4 Texto

Os textos nos sites são apresentados de maneira clara e objetiva. Foi possível notar que os sites apresentaram páginas com pouco texto, nada muito extenso. Isso é feito para que o usuário se sinta confortável ao buscar informações em um site, pois as vezes quando ele se depara com um texto muito grande, pode ocorrer que o mesmo desista de lê-lo. Foi analisado ainda, que os títulos condizem com que o que página quer mostrar.

2.5 Animação

No site do Bradesco há apenas uma pequena animação no canto esquerdo que apresenta alguns de seus produtos, que vão sendo exibidos de forma aleatória. Já o site do Banco Real possui um painel grande, que fica no centro da página, expondo seus produtos, que também são exibidos de forma aleatória. Foi analisado que o site

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com