TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho SISTEMA DE APOIO A DECISÕES

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE APOIO A DECISÕES-SAD

Líder no mercado no setor de tintas de segurança há mais de 25 anos a empresa SICOBE, é uma empresa respeitada no mundo inteiro com a confiança dos seus clientes e a solidez de uma empresa presente em todos os continentes. A empresa domina técnicas de produção modernas com a utilização de alta tecnologia para produtos que necessitam de controle de produção e rastreio.

A empresa SICOBE, a pedido do governo desenvolveu um sistema para controle de produção ponto com aceitação deste projeto e a sua implementação em todo território nacional.

Com isso a empresa passou de um pequeno escritório com unidade fabril também pequena, para uma empresa presente em todo o território nacional tendo que atender com um envio de peças de reposição e de manutenção preventiva, de insumos, solvente e tinta e envio de todo o material necessário para os colaboradores realizarem os serviços, como: epi, ferramentas etc., bem como a compra de material tanto no Brasil como no exterior, para atender as necessidades do sistema.

A empresa necessitava com isso em novos métodos de gestão e distribuição no seu setor logístico, que não tinha mais que atender um único local e sim distribuir material para todos os Estados da federação.

Para esta tarefa de organizar o setor logístico da empresa, para as novas demandas, a empresa buscou no mercado um novo gerente de logística com a sólida experiência em logístico conhecimento em distribuição de grandes quantidades de material em todo o território nacional.

Após verificar os requisitos necessários para a realização das tarefas o novo gerente, levantou alguns motivos para implantação de um sistema de apoio à decisão.

1. Os controles operacionais, fiscais e tributários ou não existiam ou não mais se aplicavam a nova realidade da empresa.

2. As informações relativas às manutenções de rotina não estavam estruturadas

3. A dificuldade em coordenar as compras internacionais, principalmente com as demandas de manutenção.

4. Dificuldade de utilizar o estoque, devido a variação na utilização dos insumos.

Com isso o gerente iniciou a implantação do sistema de apoio à decisão os requisitos críticos foram verificados e como deveria ser a abordagem do sistema aos elementos principais com isso os controles necessários para a determinação dos indicadores foram obtidos bem como os melhores requisitos de controle de processos.

O primeiro item verificado foi em relação à rotina de manutenção preventiva hoje ela era uma das deficiências para o controle das compras internacionais.

Outro Pilar da dificuldade em coordenar as compras internacionais era alteração de demanda de novos equipamentos para instalação, em novos clientes ou troca de unidades já instaladas. O problema do insumo foi verificado em seguida, com auxílio de outros setores da empresa. O controle tributário e fiscal foi estudado mais a fundo com as informações que foram levantadas nos outros problemas.

Após a identificação dos problemas foram desenvolvidos métodos para analisá-los, juntamente com os especialistas de outros setores, foram definidos os dados técnicos necessários e por meio de testes e análise, tanto em campo quanto no laboratório. Com cliente foi definido um cronograma para instalação de novos equipamentos, qual a previsão mínima de 3 meses.

A partir deste ponto o setor de informática, montou um sistema para controle de manutenções qual a previsão anual e com os dados de produção mensal de cada uma das fábricas, bem como com os dados de instalações de cada uma delas. Todos estes dados foram organizados em um banco de dados da logística da forma que melhor auxiliar na tomada de decisão

Foi desenvolvido um software SAD orientado a modelo, com modelo que melhor se adaptou à realidade foi o modelo de previsão aumento de julgamento onde assistir mate vivas e opiniões dos especialistas são levados em conta, por ainda não possuímos dados históricos suficientes. O software foi desenvolvido com as regras de negócios coletadas durante os testes e análises foi desenvolvido uma interface levando em conta a facilidade de uso, a flexibilidade e uso de termos utilizados pelos turistas e não pelos setores técnicos. O sistema de gerenciamento de dados foi pensado para tratar as informações de várias Fontes tais como, outros bancos de dados e informações importadas manualmente.

O subsistema de gerenciamento de modelos foi pensado para uma otimização do estoque, podemos manipular modelos testes. Também foi desenvolvido um subsistema para gerenciamento do conhecimento para que com a criação de um histórico de pedidos, o sistema possa acumular informações e melhorar a gerir o estoque.

O sistema de auxílio a decisão desenvolvido trabalha com alguns indicadores para melhor apoiar as decisões da logística. o primeiro indicador é a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com