TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Silicatos p/ Eng. Civil

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

UNICEPLAC

SILICIO

Gabriel Mol

Elber Soares

Felipe Gomes

Wesley Henrique

GAMA-DF

2019


UNICEPLAC

SILICIO

Projeto apresentado por Gabriel, Wesley, Elber e Felipe, ao Professor da matéria de Ciências e tecnologias dos materiais.

Orientador(a):

Prof(a). Maurilio

GAMA-DF

2019

RESUMO

Silício é o elemento de grande abundancia encontrado em toda a crosta terrestre, estando principalmente junto a outros elementos formando uma série de diferentes minerais como o quartzo ou a mica. O silício é usado em uma gigante gama de lugares, tendo uso na fabricação de vidro, lubrificante, silicones e diversas outras coisas, incluindo a fabricação do cimento e até mesmo o aprimoramento do mesmo, adicionando características especiais afim de melhorar o rendimento geral do cimento.

Palavras chaves: Silício, Cimento e Sílica.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          5

2. DESENVOLVIMENTO          6

2.1 ORIGENS E ENTENDIMENTO         6

2.2 OCORRENCIA E ABUNDÂNCIA          7

2.3 APLICAÇÕES E CARACTERISTICAS         8

2.4 MODELOS .................................................................................................. 8

3. CONCLUSÃO        10

1. INTRODUÇÃO

        O Silício é o Segundo elemento químico de maio abundancia a se encontrar na crosta terrestre, compondo mais de 20% e perdendo apenas para o Oxigênio é a base para criação do Silicato é um mineral de extrema importância, estando presente em todo o mundo e a Sílica ativa que é atualmente considerada uma das mais importantes substancias para a construção Civil, por adicionar uma série de fatores que melhoram o desempenho da profissão com os materiais.

        

2. DESENVOLVIMENTO

O Silício é um elemento químico que aparece como o 14º elemento da tabela periódica, sendo um elemento muito parecido com uma alta similaridade com o carbono, encontrado no ambiente na forma solida e sempre junto a outro elemento.

Por sempre ser encontrado juntamente a outros elementos a primeira vez em que o silício foi visto sozinho foi em laboratório, em 1824, por Jons Jacob Berzelius.

Silício está no mundo inteiro, compondo mais de 20% da crosta terrestre, perdendo apenas para o oxigênio que já de conhecimento basicamente geral é aquele elemento que está simplesmente em todos os lugares compondo em media 40%. Está na areia, no solo, em rochas, na atmosfera, na água e até mesmo em alguns animais.

A principio o Silício pode ser separado em 3 diferentes corpos de forma a melhor compreender ele e suas funções, sendo essas a de próprio Silício, a de Silicatos e a Sílica. Essa sendo uma separação que ajuda a de uma forma melhor entendermos esse elemento

Silício: O silício é a forma básica, a forma como chama-lo no seu início, no princípio.

Sílica: É o momento em que o silício passa a ser o “Dióxido de Silício” criando assim o composto que vai ser a base de uma serie de coisas as quais conhecemos que são derivadas do silício.

Silicato: Aqui já é vista não o silício sozinho, puro, mas ele com adição de outros elementos criando uma grande gama de materiais, uma parte mais mineral.

O Silício, conhecido por ser utilizado em circuitos integrados (chips), é um elemento químico (da família 4A, mesma do Carbono, relativamente inerte). É sólido, quebradiço, pardo na forma amorfa e cinza-escuro com brilho metálico na forma cristalina. Seu símbolo químico é Si.

Como um elemento não metálico, é pouco dúctil ou maleável. Sua massa atômica ponderada vale 28u, e número atômico igual a 14 (elétrons e prótons). Possui +4 como o mais comum, é material semicondutor e seu arranjo cristalino assemelha-se ao do diamante.

O Silício é bastante resistente a, sendo poucos os que conseguem oxidá-lo, como a mistura de e fluorídrico. Assim como também é resistente a oxidação em ambiente.

Ocorrência e Abundância

O Silício é o segundo elemento mais abundante da, constituindo 27% da crosta terrestre. Entretanto, se considerarmos os óxidos deste metal, esse valor sobre para 60%.

Está presente em uma gama enorme de minérios, dentre eles: quartzo, ametista e argila. Sua obtenção exige temperaturas na casa dos milhares de graus Celsius.

O dióxido de silício, a sílica, é um dos mais importantes compostos de silício que ocorrem na natureza, surgindo em três formas cristalinas distintas: quartzo, tridimite e cristobalite. Apenas o quartzo possui aplicabilidade comercial, além de ser muito comum em minerais como o granito, a areia e arenitos. É utilizado para estabilizar circuitos amplificadores, medir potenciais elétricos muito elevados ou para medir altas pressões instantâneas. Além disso, pode ser utilizado para fins de experimentos ópticos.

A produção mundial de Silício é da ordem de 1 milhão de toneladas por ano

Aplicações

  • Circuitos Integrados de eletroeletrônicos;
  • Componente de ligas metálicas;
  • Células fotoelétricas, ou fotovoltaicas;
  • Concretos e tijolos;
  • Matérias refratários: cerâmica, vidro, cimento;
  • Síntese de Silicones (vernizes, próteses cirúrgicas, lubrificantes).

Silício possui sua importância em todo o mundo, está por trás de uma série de coisas como o vidro, a cerâmica e principalmente para este trabalho, o cimento. Participando da base de criação do cimento assim como servindo de um componente adicional para adição de algumas características extras no cimento.

Com o silício puro é possível obter lâminas extremamente finas, que são utilizadas na produção de chips com dimensões cada vez menores, usados em circuitos integrados de computadores e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com