TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tec Negociação

Artigo: Trabalho Tec Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Quando falamos em negociação, temos em mente que ela se faz entre duas partes envolvidas, dispostas a realizar uma troca, uma venda ou uma disputa. Segundo alguns autores e é regra de praxe afirmar que ela acontece o tempo todo em torno deste princípio, de acordo com a regra de que é preciso dar poder antes de receber. O seu ponto chave está nas concessões, e na premissa de que ambas as partes devem obter vantagens delas.

No mundo das negociações há as variáveis pertinentes de quem quer ganhar e ganha, e quem perde alguma coisa. Um dos fatores críticos de sucesso para o bom resultado de uma negociação é que ambas as partes tenham bem definidas os objetivos realmente necessários dos que são resultados de um desejo e, portanto objetivos pessoais.

Os adversários devem se perguntar o que realmente é um objetivo que guiará o objetivo comum e quais que se não obtidos não influenciariam, ou influenciariam pouco no resultado final buscado pelo grupo. Toda negociação tem um ou mais objetivos e estes objetivos podem ser categorizados como ideais, realistas e prioritários.

Duas pessoas que se propõem a negociar sempre têm pressões "escondidas"; uma precisa comprar, outra vender etc.; a quantificação dessa necessidade é mais difícil, mas ela sempre existe. Procure negociar como se as pressões fossem equilibradas, assim você fará concessões mais parcimoniosamente. Busque também identificar as efetivas necessidades do outro lado, pois assim fazendo poderá ter uma idéia melhor das pressões a que ele está submetido.

Uma negociação eficiente e eficaz requer conhecimento sobre as pessoas com quem se negocia, sobre o assunto/negócio objeto de negociação, bem como sobre técnicas de negociação (etapas, estratégias e táticas, impasses, concessões etc.). Estratégias e táticas são apenas um instrumento no arsenal da negociação; um instrumento perigoso pois seu uso repetido pode tornar o outro negociador extremamente defensivo.

O processo de negociação e suas variáveis básicas

Etapa 1

Negociação envolve uma troca de dar e receber entre duas partes em que ambas saíam com seu propósito alcançado:

Negociar é algo muito importante, onde é preciso ter técnicas e habilidades para obter um bom resultado. O negociador tem papel fundamental dentro de uma empresa, para ela crescer e obter lucros e conseguir alcançar sempre seus objetivos. Segundo Miranda ( 2000), tudo é negociável, na negociação não existem regras. Já o modelo apresentado por Oliveira 1994, ali a capacidade que o individuo tem de controlar e aceitar a relação com os outros. Habilidade de negociar bem é essencial para sua sobrevivência no disputado mundo de negócios de hoje.

Todo o negociador sempre deve negociar para ganhar, existem duas formas de ganhar.

A primeira, à custa da outra parte. A segunda persiste em chegar a algum acordo em que os interessados e os interesses sejam irrelevantes das partes sejam atendidos.

O melhor é a negociação ganha-ganha, ou seja, a dificuldade do interlocutor também deve ser problema seu.

Caracterizamos a negociação como um processo potencialmente oportunista de interação, onde duas ou três partes, partindo de algum grau de suposto conflito, procuram obter mediante decisão comum, um resultado melhor do que teriam obtido por outros meios.

O ser humano sempre está negociando na escola, no trabalho e entre amigos enfim, com qualquer pessoa que nos envolvemos sempre estaremos negociando de alguma forma, ás vezes até sem saber, mas sempre temos que questionar as coisas e tentar negociar, o valor de uma multa, o valor de um hotel, o preço de uma passagem aérea ou o valor de uma entrada de futebol, são exemplos típicos do dia- a- dia. Basicamente negociar é uma troca onde o ideal é o ganha-ganha.

Etapa2

Conceito de Negociação

Segundo a teoria de Bernadeu (2008), negociação é um processo de comunicação interativa, no qual duas ou mais partes buscam um acordo durante uma transação,para atender a seus interesses.”

De acordo com Junqueira(2003), negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, arte de negociar esta presente em boa parte de sua vida.

As decisões que estão ligadas ao processo da negociação atingem diretamente o bem estar das pessoas e as suas satisfações dentro e fora das empresas.

Etapa 3

Qual é a importância do planejamento da negociação?

Segundo Bittencourt (2012) a necessidade de atingir resultados requer a preparação de si próprio e o planejamento buscando alcançar o resultado almejado.

A preparação e o planejamento são fatores efetivos no processo negocial.

Fazem parte dessa preparação as estratégias, táticas, argumentação e o planejamento para um resultado final eficaz.

Onde também entra a preparação física e mental do negociador. O negociador relaxado e consciente conseguirá se expressar e controlar suas emoções e estará com raciocínios objetivos e dinâmicos estando bem preparado e de forma segura, dessa maneira o negociador atingirá uma ótima negociação.

Quais os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?

A falta de preparo e planejamento compromete o processo, reduz a importância do resultado da negociação e sem duvida é desrespeitoso com os demais envolvidos na negociação.

No filme "A Negociação", Danny Roman é um policial especialistas em sequestradores, ele negocia quando reféns estão em risco de morte. A sua situação inverte quando seu parceiro é assassinado e ele se torna o principal suspeito, sendo vítima de uma armação policial, seu parceiro lhe conta que o pessoal do seu próprio departamento, tinham desviado quase 2 milhões de dólares do fundo de pensão.

Com essa situação desesperadora ele invade a direção dos assuntos internos e faz cinco reféns passando ele a ser o sequestrador.

Então essa foi a primeira falta de conduta ética que levou o policial a ter um comportamento sem conduta moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com