TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tec. De Segurança Do Trabalho

Artigos Científicos: Tec. De Segurança Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

CINTO DE SEGURANÇA: TRABALHO EM ALTURA

GEISSIANNE CLÁUDIA ARAUJO

LÚCIA HELENA ROCHA SANTOS

RESUMO

Acidentes de trabalho se constituem em problema de saúde pública em todo o mundo, por ser tão sério revolvemos levantar este artigo direcionado a este assunto.

Muitos desconhecem seus direito e deveres perante a uma empresa no que se diz respeito á segurança.

Onde podemos encontra este apoio? Estamos abordando e temos as nossas NR para nós ajudar.

O acidente de trabalho acontece com pessoas jovens e em idade produtiva o que acarreta grande conseqüência social e econômica para o país pois um pessoa afastada ou até mesmo aposentada por invalidez gera um rombo nos cofres da previdência social.

No ramo de construção é acentuada a probabilidade de um trabalhador

se acidentar, adoecer e mesmo morrer, sempre figurando este setor nos primeiros

lugares entre vários ramos de atividades, quanto aos índices de acidentes.

Palavra chave: segurança; direito e dever; sonho

INTRODUÇÃO

“È essencial à revisão de valores. Em segurança do Trabalho não há aliados e inimigos - há sim uma imensa falta de esclarecimento. E tal esclarecimento cabe-nos como um papel bem definido para o profissional deste século. Cumpre-nos levar a sociedade de forma geral a conscientização sobre a questão, buscando assim que o tema seja objeto do interesse social e por consequência preencha todas as lacunas ora existentes, seja pela falta de conhecimento das pessoas que decidem, seja na atuação do dia a dia.

Mais especificamente, cumpre-nos a busca pelo conhecimento e sua aplicação de tal forma a viabilizar a prevenção de acidentes como realmente um dos pilares da atividade econômica. “Segurança todos querem, poucos sabem o que ela é, alguns endentem o que ela de fato significa e quase ninguém sabe como de fato concretizá-la” (José E.P.S engenheiro de segurança).

Segurança deriva ser conteúdo escolar, só assim as pessoas adquiriam o hábito e a conscientização, teríamos menos acidentes inclusive os domésticos.

Quando o assunto é o uso de equipamento de proteção individual (EPI) encontramos as mais diversas situações e comportamentos quanto às ações que devem ser tomadas pelas empresas

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário.

REFERENCIAL TERORICO

Constituição federal: “Artigo 166” - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, Norma Regulamentadora nº. 6, Equipamento de Proteção Individual .

Segurança do trabalho é a isenção de riscos inaceitáveis de danos. (OHSAS 18001-1999 - [ISO/IEC Guide 2)

Segurança e Saúde no Trabalho (SST) são as condições e fatores que afetam o bem-estar de funcionários, trabalhadores temporários, pessoal contratado, visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho. (OHSAS 18001-1999)

DESENVOLVIMENTO

Segundo a Norma regulamentadora seis (NR6) considera-se equipamento de proteção todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. (editora atlas 2012)

O uso desse tipo de equipamento só devera ser adotado quando não for possível as medidas de proteção do ambiente de trabalho na eliminação dos riscos.

As principais vias de exposição de riscos são ocular, oral, inalatória e cutânea

O uso de EPI nasceu legalmente falando da CLT por meio de Decreto lei 5452 de 1 de Maio de 1943 , em seu artigo 187 parágrafo 188.No artigo foi determinado que todas as atividades exigidas o empregador forneceria EPI.(prof.Oliveira.Soliane)

A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado em perfeito estado de conservação e o certificado aprovado (CA) pelo Ministério do trabalho e emprego (TEM), exigir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com