TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tec ADM

Dissertações: Trabalho Tec ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Maquina de pascal

A pascalina foi criada entre 1642 e 1644, a calculadora conhecida com maior longevidade.

Foi o próximo passo no desenvolvimento de máquinas de calcular foi à invenção da primeira "engenhoca" capaz de somar ou diminuir números muito rapidamente. A Pascalina, como foi apelidada a primeira calculadora mecânica, foi criada quando Pascal tinha apenas dezoito anos. O modelo desenvolvido pelo jovem inventor consistia em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os cálculos solicitados. O operador girava as rodas dentadas de modo que os números a serem somados ficassem expostos no mostrador. Cada casa decimal era representada por uma roda diferente, isto é, uma era a unidade, outra a dezena, a seguinte a centena e assim por diante. Comercialmente, a Pascalina foi um fracasso, pois não foram produzidas mais de 50 unidades e seu preço era muito alto.

Calculadora de Leibniz

Construído por Gottfried Leibniz e muitas vezes visto como uma evolução da Calculadora de Pascal, este mecanismo era uma calculadora mecânica que permitia não só realizar somas e subtrações, mas também multiplicações e divisões e ainda extrair a raiz quadrada. O modelo era assim muito parecido com o de Pascal, mas com componentes extras que aceleravam os cálculos e se moviam dentro da máquina, melhorando o seu funcionamento.

Esta calculadora foi construída em 1672, após uma visita de Leibniz a Paris, onde tomou conhecimento dos intermináveis cálculos astronómicos através de Christian Huygens. Leibniz empenhou-se então em melhorar a Calculadora de Pascal, tendo terminado no ano seguinte.

Maquina de Hollerith

Ele certamente utilizando o princípio descoberto por Jacquard para comando automático de teares, Hermann Hollerith - funcionário do United States Census Bureau - inventou, em 1880, uma máquina para realizar as operações de recenseamento da população. A máquina fazia a leitura de cartões de papel perfurados em código BCD (Binary Coded Decimal) e efeituava contagens da informação referente à perfuração respectiva. O sistema foi patenteado em 8 de junho de 1887.

A informação perfurada no cartão era lida numa tabuladora que dispunha de uma estação de leitura equipada com uma espécie de pente metálico em que cada dente estava conectado a um circuito elétrico.

Cada cartão era colocado sobre uma taça que continha mercúrio e que estava conectada também ao mesmo circuito elétrico do pente. Quando o pente era colocado sobre o cartão os dentes que atravessavam as perfurações fechavam o circuito elétrico que acionava os contadores respectivos. O contador visualizava o resultado da acumulação pelo deslocamento de um ponteiro sobre o mostrador. Hollerith construía maquinas sob encomenda para o United States Census Bureau, que foram usadas para calcular o censo de 1890. Em apenas um ano. Já o censo de 1880 demorou 7 anos para ser calculado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com