TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Competências da Engenharia Clínica

Por:   •  17/4/2020  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ENFÂSE EM ENGENHARIA CLÍNICA

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina Competências da Engenharia Clínica I

                                                                     Tutor: Gisele Teixeira Saleiro

BAHIA

2020

CASO HARVARD: INTERMOUNTAIN HEALTH CARE

Referências: BOHMER, Richard M. J; EDMONDSON, Amy C.; FE LD MA N, Laura R. Intermountain Health Care. Harvard Business School, 18 de março de 2013.

 

        A maioria dos sistemas de atendimento tinha dois sistemas paralelos. Um administrativo e um prontuário, James queria juntar os dois sistemas, já que era perdido muito tempo para inserir dados nos sistemas. A ideia era implementar o sistema PCMS (sistema de gestão de atendimento ao paciente), para otimizar tempo, e através desse sistema os enfermeiros teriam acesso à informação mais rapidamente para implementar protocolos de atendimento. O próximo passo dado foi o de criar um prontuário eletrônico para interagir com o PCMS. A utilização de um prontuário eletrônico auxiliou os médicos na agilidade de atendimento e no lançamento de receitas em 2001 a IHC fez uma parceria com duas empresas para desenvolver os protocolos e uma plataforma de software.

        Dentro do prontuário eletrônico (EMR), duas ideias principais incentivaram James a dar sequência ao projeto, a primeira era a de que todos os estágios se pagavam e a segunda que ele tinha que se encaixar à prática. O EMR incentivava a conformidade com o PCMS e tinha diversas funções para especialistas que apoiavam a tomada de decisões associada a atendimentos de rotina. O antibiotic assistant foi uma das ferramentas implementadas em que ao receber uma lista de possíveis infecções, o sistema aplicava um protocolo para fazer uma avaliação customizada de um paciente, chegando a uma lista de prováveis infecções, os antibióticos mais adequados, incluindo fatores de risco ao paciente, posologia, e sensibilidade do paciente. Uma segunda função do EMR eram as configurações do ventilador, que auxiliava os terapeutas com as configurações ideais do

ventilador para cada paciente, e também padronizando procedimentos para tirar os pacientes do ventilador.

        O plano a longo prazo trouxe algumas questões para James, uma delas era a dúvida se a gestão clínica iria ser adotada naturalmente pelos médicos, ou, se seria necessário implementar como um sistema de responsabilidades. Apesar de todos os benefícios e avanços, foi percebido que demoraria aproximadamente dez anos para consolidar a estrutura de gestão clínica e ter todos os componentes de integração clínica funcionando. Para que desse certo, James precisava de incentivadores, médicos renomados que utilizaram do serviço e o recomendaram, fazendo propaganda do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com