TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina de Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Marcus Ribeiro Macedo

Trabalho da disciplina de Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

                                                                     Tutor: Prof. CARLOS ALBERTO         MARTINS FERREIRA

São Luís

2020

"Quase o pior cenário":

O incêndio no túnel de Baltimore em 2001 (A)

Referência: ARIZA, Oscar Javier Celis. Quase o pior cenário:  O incêndio no túnel de Baltimore em 2001(A). Universidade Estácio de Sá até fevereiro de 2017.

Em julho de 2001 na cidade de Baltimore, um início de incêndio foi reportado aos bombeiros locais, pelo que entenderão que se tratava de um incêndio no túnel do trem, inicialmente pensaram que pudesse ser só mais um equívoco entre moradores que vez ou outra confundiam fumaça de óleo diesel com incêndio.

Logo em seguida confirmou-se que de fato tratava-se de um incêndio, o mesmo causado por um descarrilhamento de um trem de cargas da empresa CSX Corporation. Nos vagões continham vários produtos químicos altamente inflamáveis, tal acidente aconteceu exatamente em um ponto da linha que havia sido desativado há anos para transporte de passageiros; no entanto ainda era utilizado para o transporte de algumas cargas, linha única que ligava o norte e o sul.

Com exceção de residentes e proprietários de negócios da próximos da área, a maioria dos habitantes da cidade, incluindo o prefeito, não tinham conhecimento dessa linha e de tal movimento feito através dela. Consequentemente não havia estratégias que a incluíssem no pano de contingência da cidade, o que dificultava ainda mais a resolução do incêndio.

Apesar de bombeiros prontamente preparados e bem treinados, havia necessidade de mais informações, alguns bombeiros inicialmente tentaram entra para um possível abordagem e resolução do incendi, no entanto, a fumaça gerada pela queima era muito quente e expeça, o que dificultava a visibilidade e também a aproximação do foco do incêndio.

A CSX Corporation ao ser comunicada através dos tripulantes das situações, prontamente preocuparam-se em assegurar o bem-estar de seus dois funcionários, por conta da possível asfixia pelo vazamento de gases diesel. Os mesmos desacoplaram três dos vagões, para tentar espessar um possível início de incêndio, depois poderiam voltar, resgatar os vagões quando a fumaça acabasse; no entanto logo depois perceberam que a fumaça ficava cada vez mais densa, foi quando de fato descartaram a possibilidade de ser fumaça de óleo diesel e sim tratava-se de um incêndio propriamente dito, o que causou muita preocupação.

Ao revisarem o Regulamento de embarque depararam-se com a informação que nos vagões continham produtos químicos altamente inflamáveis, produtos esses que podiam já ter incendiado, de qualquer forma havia um alto risco de combustão. Os mesmos reportaram através do rádio a CSX Corporation, a mesma relatou tal situação aos bombeiros locais, que anteriormente só haviam recebido ligações públicas.

Bombeiros direcionaram-se ao local do incêndio, onde se depararam com uma fumaça muito densa e escura, a preocupação de uma possível BLEVE " explosão de vapor e expansiva com líquido fervente só aumentava, o que tomaria proporções devastadoras. Com a ajuda do Departamento de Maryland do Meio Ambiente (MDE), os bombeiros puderam ter acesso a informações mais precisas de quais componentes químicos se tratavam o que facilitava o manuseio de estratégias para assegurar a cidade e integridade física de seus habitantes. Como informariam tal noticia a população e também como evacuariam a área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com