TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Bioestatística Aplicada a Auditoria

Por:   •  22/10/2020  •  Artigo  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Resenha Crítica de Caso

Beatriz da Silva Rodrigues

Trabalho da disciplina Bioestatística Aplicada a Auditoria                                                  Tutor: Prof. ANTONIO ALEXANDRE LIMA

Rio de Janeiro

2020

FARMÁCIAS SIMILARES: SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA PARA A BASE DA PIRÂMIDE NO MÉXICO

Referências: Michael Chu e Regina Garcia-Cuellar

        O sistema público de saúde do México surgiu após a revolução de 1910 e foi estabelecido em 1943, vigorando até os dias atuais. Esse sistema é responsabilidade do estado, onde seu papel é certificar que a população indígena e carente tenha acesso gratuito aos serviços de saúde. Além disso, existe um seguro social que se torna uma opção para a população assalariada. Uma grande mudança da estrutura da saúde pública ocorreu em 200 quando, pela primeira vez na história do país, foi incluído na administração um Ministro da Saúde que contratou profissionais para realizar tais mudanças.

        Após aprovação em 2003 pelo congresso, de acordo com esta reforma, criou-se o Sistema de Proteção Social da Saúde (SPSS). Este era um voluntariado, voltado para família, onde se buscava dar cobertura aquela população que não tinha acesso ao sistema atual vigente. No ano seguinte, foi possível analisar e identificaram que quase chegava aos 100% a quantidade de inscritos eram os de níveis de renda mais baixos e, em sua maioria, compunham a comunidade rural.

        Em 1997, aproximadamente seis meses antes destas reformas ocorrerem, Victor Gonzales Torres, fundou a rede das farmácias similares e o primeiro lugar escolhido para abrir, foi em um bairro de baixa renda do México. Foi a primeira farmácia no país exclusiva de medicamentos genéricos, onde seus produtos eram mais baratos que os competidores. Oito anos depois, em 2005, a Semi era considerada a maior rede de farmácias da américa latina, rapidamente alcançando as maiores cidades do México. Além dos preços reduzidos, existiam alguns diferenciais que fizeram com que eles tivessem esse resultado, uma delas que eles sempre posicionavam ao seu lado um consultório médico e, para dar visibilidade aos clientes, as portas sempre ficavam abertas para a rua.

        Nascido em uma família de farmacêuticos, Victor nasceu em 1947 e, aos 18 anos, passou a trabalhar nos negócios da família, atuando em um laboratório fundado por seu pai. Voltado inicialmente apenas para o setor público, este laboratório fornecia medicamentos genéricos para serem administrados em pacientes nas unidades públicas ou fornecidos de forma gratuita para farmácias populares. Com o objetivo de reformular o sistema de compra do sistema nacional de saúde, em 1976 se deu início a um movimento nacional anticorrupção. Na época os medicamentos produzidos no México eram os mais relevantes da américa latina e por esse motivo as farmácias Simi passaram a introduzir seus próprios genéricos com a marca “Similares”. A comunidade médica ainda desconfiava destes remédios fornecidos, argumentando que estes eram suspeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com