TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Analise de Vibração

Por:   •  7/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

GABRIEL CARLOS DE ABREU

ROMULO CYRNE DINIZ JÚNIOR

VICTOR ALVES BATISTA

ANÁLISES DE VIBRAÇÃO

Belo Horizonte, MG

2020

GABRIEL CARLOS DE ABREU

ROMULO CYRNE DINIZ JÚNIOR

VICTOR ALVES BATISTA

ANÁLISES DE VIBRAÇÃO

Trabalho sobre Análises de Vibração apresentado à disciplina de Projeto Aplicado 5 – Gestão da Manutenção do Centro Universitário Newton Paiva como requisito parcial para a Obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Elétrica.

Belo Horizonte, MG

2020


SUMÁRIO

RESUMO        3

1 - INTRODUÇÃO        4

2 - OBJETIVOS        5

2.1 - OBJETIVO GERAL        5

2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 - REFERENCIAL TEÓRICO        6

3.1 - MANUTENÇÃO        6

3.1.1 – GESTÃO DA MANUTENÇÃO        6

3.1.2 – MANUTENÇÃO CORRETIVA        6

3.1.3 – MANUTENÇÃO PREVENTIVA        6

3.1.4 – MANUTENÇÃO PREDITIVA        7

3.2 – ANÁLISES DE VIBRAÇÃO        8

3.2.1 - APLICAÇÕES        8

3.2.2 – SEQUÊNCIAS OPERACIONAIS        8

3.2.3 – VANTAGENS/DESVANTAGENS        8

CONCLUSÃO        9

4 - REFERÊNCIAS        10

LISTA DE FIGURA


RESUMO


1 – INTRODUÇÃO

Tendo como referência o período que atendece a Segunda Guerra Mundial, na década de 1930, com as indústrias ainda muito manuais e com equipamentos simples porém superdimencionados, tínhamos um conceito de manutenção muito diferente do que temos hoje. O foco das emrpesas era simplesmente a limpeza de suas máquinas e uma lubricação regular e reparados após a quebra. Portanto, o principal tipo de manutenção que tínhamos era a Manutenção Corretiva. (Martins, 2019)

Após esse período, com a redução da mão de obra disponível e o aumento da demanda, o setor industrial sente uma grande necessidade de aumento da sua mecanização, fazendo com que a disponibilização de suas máquinas seja cada vez mais importante para a continuação da produção, abrindo espaço para a Manutenção Preventiva, a qual o principal intuito é justamente evitar a quebra da máquina durante a produção e, consquentemente, evitar a Manutenção Corretiva. (Martins, 2019)

Coninua...


2 - OBJETIVOS

2.1 - OBJETIVO GERAL

2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS


3 – REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 – MANUTENÇÃO

3.1.1 – GESTÃO DA MANUTENÇÃO


As empresas têm tido um perfil cada vez mais competitivo, com isso, um setor de grande impacto e que tem dado expressivos resultados às companhias é o setor da manutenção. Saber gerir esse setor através de ferramentas de melhoria e controle é fundamental para que a empresa consiga atingir um nível de competitividade, aumentando a produção, melhorando a confiabilidade e reduzindo custos. (Martins, 2019)

A gestão da manutenção pode ser considerada como um processo de melhoria contínua responsável pelo controle e supervisão dos equipamentos utilizados para a produção dos bens das empresas. O mercado de trabalho está cada vez mais atento aos profissionais capazes de realizar o gerenciamento da manutenção a fim de evitar paradas e reduzir custos (Martins, 2019)

É possível obter sucesso com a gestão da manutenção de diversos modos, dependendo muito do perfil de cada empresa. Por isso, existem diversas ferramentas e metologias que podem ser aplicadas simultaneamente às empresas para facilitar a implementação de um sistema de boas práticas e mudar — positivamente — a cultura dos trabalhadores. Entre elas, tem-se “O plano de negócios”, “Análise SWOT”, “Software de Gestão ERP”, “Ciclo PDCA”, “Mapa mental”, “5W2H”, "Diagrama de Ishikawa" e "Programa 5S", apontadas como ferramentas essenciais a parir de pequenas indústrias, mas pode trazer grandes benefícios ao setor de manutenção. (Netto, 2020)

3.1.1.1 – O PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócio visa apontar de modo simples e direto os objetivos da produção, detalhando o passo a passo para alcançá-los. Com isso, temos como benefícios a diminuição dos riscos e incertezas em relação ao negócio, deixando claro para os colaborados o objetivo maior, a compreensão das variáveis e invariáveis da indústria, a estrutura de funcionamento presente na empresa e a facilitação da definição da estrutura e o responsáveis de cada um dos setores. (Netto, 2020)

3.1.1.2 – ANÁLISE SWOT

Sendo SWOT, uma sigla em inglês que tem como significado Strengths (fortalezas), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades de negócio) e Threats (ameaças de negócio), a Análise SWOT é uma ferramenta que utilizada para destacar o que há de melhor e pior nas empresas, além de oportunidades e pontos de perigo. É muito comum na fase de descobertas e avaliação do planejamento estratégico. Como benefício, essa análise possibilita averiguar as fraquezas e enfrentar possíveis ameaças, além de revelar possibilidade de melhorias e potencializar suas fortalezas. (Netto, 2020)

3.1.1.3 – SISTEMA DE GESTÃO ERP

Em inglês “Enterprise Resource Planning”, o sistema ERP é um software integrado de gestão empresarial, composto por todas as informações e processos de uma empresa em um banco de dados centralizado, evitando a utilização de sistemas independentes divididos para cada setor ou atividade da indústria. Com isso, obtêm uma melhor organização e controle das informações, melhorando o fluxo dos processos e facilitando a gestão a manutenção, que busca abranger todos os setores da empresa e precisa estar conectada a eles. Como vantagem, tem-se o acesso rápido e confiável de todos os dados dos setores da empresa e facilita tomadas de decisões com os dados centralizados. (Netto, 2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (606.1 Kb)   docx (764.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com