TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Analise das demosntrações financeiras

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução à análise e estruturas das demonstrações financeiras

A contabilidade surgiu há muito tempo atrás, quando os homens começaram a controlar seus bens, desde então ela só tem evoluído com o passar do tempo. A função da contabilidade é informar a seus usuários o estado de seu patrimônio, geralmente ela é usada por investidores para poderem avaliar suas aplicações nas empresas.

Finalidade das informações contábeis

A contabilidade é um grande controle gerencial da empresa, uma vez que todos os fatos econômicos ocorridos são registrados na contabilidade. Ela informa tudo sobre a empresa, suas dividas, suas duplicatas a receber, fornecedores, e é claro mostra se a empresa esta lucrando ou tendo prejuízo. Já para o publico externo ela mostra as informações necessárias para que eles possam estudar e calcular os índices e projetar o futuro da empresa, assim minimizando os riscos de investir.

Peças contábeis

As peças contábeis se dividem em obrigatórias e facultativas. São elas:

- Balanço Patrimonial: demonstram quais são seus bens, direitos e obrigações.

- Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): demonstra qual o lucro ou prejuízo da empresa.

- Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR): ele nos mostra de onde vieram os recursos da companhia no exercício e onde foram aplicadas.

- Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido: demonstra as modificações do Patrimônio Liquido da entidade no exercício, incluindo a formação de lucro e seu destino.

- Notas Explicativas: não são números e sim uma explicação dos métodos utilizados para contabilização, bem como eventuais mudanças de critério e detalhamento de contas.

- Relatório da Diretoria: a direção da empresa apresenta explicações sobre a gestão e planejamentos futuros.

- Demonstrações de Fluxo de caixa: tem quase as mesmas funções do DOAR, porem muito mais detalhadas.

- Balanço Social: algo novo e não obrigatório, mas que agrada muito ao consumidor, quanto mais a Campânia oferecer ao consumidor, melhor avaliação terá do mercado.

Importância da Analise das Demonstrações Contábeis

A utilização da analise dessas peças contábeis torna-se ainda mais necessária pois são seus resultados que mostraram os caminhos a ser seguidos por investidores.

A análise dos demonstrativos é o exame de laboratório da saúde econômica, financeira e patrimonial da sociedade. É a maneira de transformar os dados das peças contábeis em valores relativos, tornando-os mais fáceis de serem comparados com outras empresas.

A análise das peças contábeis é de grande importância na tomada de decisão gerencial, bem como servira de auxilio para credores e investidores.

Estrutura do balanço patrimonial e do resultado do exercício

Este capítulo trata-se da estrutura do Balanço do Exercício (DRE), que pode ser uma das mais importantes nas demonstrações contábeis.

O balanço patrimonial está aplicado na legislação (arts. 178 e 179 da Lei 6.404/76-Lei das S.A.).

O balanço patrimonial

É uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa. É uma estrutura importantíssima na gestão de uma empresa, mesmo fornecendo apenas os saldos das contas. Essa demonstração deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei n° 6.404/76 e segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade

Os três grandes grupos que divide B.P são: Ativo, Passivo e o Patrimônio Líquido.

Conhecendo cada um:

- Ativo: apresenta todos os bens e direitos de mensuráveis monetariamente pertencentes a uma entidade e divide-se em dois grandes grupos: Ativo Circulante e Ativo não Circulante

- Passivo: representa as obrigações assumidas pela entidade com terceiros que poderão ser vencíveis a curto e a longo prazo e divide-se também em dois grandes grupos : Passivo Circulante e Passivo não Circulante.

- Patrimônio Líquido: representa os valores contábeis que os sócios ou acionistas possuem na empresa em um determinado momento. As partes integrantes do P.L são: Capital social, reserva de capital, reservas de reavaliação, ajustes de reavaliação patrimonial, reservas estatutárias, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

Demonstração do resultado do exercício (DRE)

Tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com