TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Automação Industrial

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho

         

           de

      Automação Industrial

Nome: Gabriel Emmerson Soares

TIA: 31571786

2019

Manufatura 4.0 ou Manufatura Avançada

  • O que é manufatura 4.0? (Internet das coisas — Iot, Big data, machine learning, Computação em Nuvem, etc)

A manufatura 4.0 nada mais é que fábricas inteligentes, nas quais as máquinas são integradas a sensores e atuadores. Esses coletam informações acerca de seu funcionamento e do ambiente em que se encontram, trocando informações entre elas.

Tal troca de informações é possível pela Internet das Coisas, onde máquinas trocam informações em tempo real, possibilitando assim a tomada de decisões sem intervenção humana.

Nesse ambiente “conectado” há uma grande geração de informações, essa grande massa de informações é utilizada no Big data, onde uma grande quantidade de dados é analisada no intuito de encontrar padrões, conhecer clientes, identificar melhorias, etc.

  • Quais características de uma fábrica 4.0?

As fábricas 4.0 tem como requisitos os seguintes itens:

  1. Equipamentos com sensores embutidos, conectados à rede.
  2. A grande quantidade de dados geradas devem ser armazenado em uma nuvem, possibilitando assim, acessos remotos;
  3. As máquinas devem ser autônomas, ou seja devem ter a capacidade de tomar decisões sem a necessidade de intervenção humana;
  4. O uso dos sistemas embarcados, deve possibilitar que profissionais atuem sobre problemas que impactem nos equipamentos.

  • Qual a infraestrutura necessária dentro e fora do ambiente de manufatura?

É necessário que as fabricas estejam “conectadas” a rede, pois assim é possível a troca de informações entre os equipamentos. Também será necessário mão de obra especializada para realizar a análise da grande quantidade de dados geradas.

  • Suporte a tomada de decisões estratégicas (ex.: Utilização de I.A. para Tomada de Decisões)

Os sensores acoplados nos equipamentos geram uma vasta quantidade de informações, os quais são utilizados em análises e tomadas de decisões, também possibilitam as máquinas  a identificarem anomalias, ou seja, possibilita a atuação das máquinas para pontos fora do padrão.

A utilização de Inteligência Artificial, vem crescendo cada vez mais no setor fabril, pois a parti desses sistemas é possível uma identificação mais precisa e rápida de anomalias, além de uma atuação assertiva sobre os erros gerados.

  • Desafios para a manufatura 4.0

Os desafios dessa quarta revolução começam pela segurança de dados, com o alto volume de informações gerados, é necessário ter meios de prevenir que essas informações não caiam nas mão erradas. Além disso, a automação da indústria ocasiona a redução de mão de obra, fazendo com que ocorra cortes dentro das empresas, e aumentando o nível técnico necessário para as novas vagas de mercado, pois será exigido cada vez mais conhecimento e poder analítico do profissional.

  • Os caminhos para a transformação das empresas

As transformações da Quarta Revolução já começaram, as empresas começam a investir cada vez mais em tecnologia, em automatizar  os processos e reduzir a mão de obra operaria, com isso, é possível atender as necessidades de maneira mais rápida e precisa, no entanto é necessário que ocorra esse investimento em tecnologia, pois só assim será possível a mudança de liga dessas empresas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com