TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ciências Ambientais

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

THAÍS DOS SANTOS RAMOS

Ciclos que não se fecham

RIO DE JANEIRO

2019

THAÍS DOS SANTOS RAMOS

Indústria Têxtil

Redação Dissertativa- Argumentativa

abordando assuntos relacionados

a ciclagem da indústria têxtil.

RIO DE JANEIRO

2019

Ciclos que não se fecham: Indústria têxtil

      O ato de consumo em si não é um problema. O consumo é necessário à vida e à sobrevivência de toda e qualquer espécie. O problema é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta. É verdade que a população mundial cresceu muito desde sua existência. Isso naturalmente proporciona um aumento no consumo dos recursos do planeta. Além da exploração do meio ambiente, a produção de lixo e os restos gerados diariamente pela sociedade. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016, anualmente, o Brasil produz cerca de 71,3 milhões de toneladas de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos).

      A Indústria Têxtil existe há aproximadamente 200 anos no país e está entre os setores que mais empregam. De acordo com dados da associação brasileira da indústria têxtil e confecção (ABIT), o Brasil tem o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo e quinto maior produtor têxtil. A indústria têxtil pertence à cadeia produtiva têxtil, cujo ciclo se dá início nos produtores de matérias-primas (algodão e demais fibras), insumos (corantes têxteis, pigmentos têxteis, produtos auxiliares etc.), e nos fabricantes de máquinas e equipamentos têxteis. A mesma encerra-se na venda final ao consumidor.

       É dividida basicamente em fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento de tecidos e confecção, podendo ser uma indústria verticalizada, com todos os processos, ou ainda ter somente uma ou algumas fases da produção. Consequentemente  é um dos grandes geradores de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois em seu processo produtivo os materiais utilizados para a produção causam diversos impactos ambientais. A falta de gestão de resíduos dentro de uma indústria têxtil pode conduzir aos seguintes problemas, entre vários outros: mudanças climáticas devido à incineração dos restos produtivos, os efeitos adversos sobre a água e seus ciclos, poluição química, esses dois causados pelas tinturas e outros químicos, perda da biodiversidade, uso excessivo ou inadequado de recursos não renováveis, efeitos negativos sobre a saúde humana. O resíduo gerado é todo material derivado de sobra e resto da produção, que não possui mais utilidade após determinado processo e que, geralmente são descartados e tratados como indesejáveis.  Considerando esses impactos é mais que necessário uma gestão de resíduos adequada, onde a indústria adotaria um conjunto de ações ambientalmente adequadas nas etapas de coleta, armazenamentotransportetratamentodestinação final e disposição final com o objetivo de minimizar os efeitos adversos que o resíduo pode causar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.       Através de uma das ferramentas da gestão, a coleta seletiva eficiente, a indústria conseguiria a separação dos materiais recicláveis de qualidade que podem ser comercializado. Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com