TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Desenvolvimento do Produto

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Uma embalagem nada mais é que um contentor que armazena produtos e serve especialmente para juntar unidades de um produto, com a finalidade de gerar máximo condicionamento de transporte, armazenagem e distribuição.

Segundo Paul Trott (2012), são três os princípios do conceito de embalagem: Proteção (incluindo inviolabilidade e segurança de transporte), conteúdo e uso do produto e identificação. 

O primeiro princípio conforme citado anteriormente é o da proteção, cuja função é manter o produto seguro. Existem uma variedade empecilhos que podem afetar o produto, dentre eles estão os fatores climáticos, problemas físicos e os bioquímicos. Sendo assim, a função essencial da embalagem é a proteger o produto dos riscos aos quais ele possa estar exposto.

O segundo é o de conteúdo, que diz respeito a de que maneira a embalagem pode influenciar no que está sendo armazenado. Como por exemplo as embalagens de leite que antigamente era utilizado o saquinho de plástico, para que não azedasse era necessário manter refrigerado. Atualmente, utiliza-se mais a embalagem cartonada, que é o caso do leite longa vida, que consegue se manter durante meses nas prateleiras do supermercado por não necessitar que seja mantido refrigerado enquanto fechado. As embalagens cartonadas evoluíram indagando sobre a utilização do conteúdo, criando assim lacres e tampas na embalagem, facilitando a armazenagem e manuseio do produto após aberto.

E por último temos o princípio de identificação. É dito que de certa forma a embalagem contribui para que seja identificado o produto, por exemplo, uma pessoa que está no supermercado necessita distinguir os produtos uns dos outros, então uma das funções que a embalagem tem é a de mostrar o produto que se encontra no interior. É comum que na embalagem seja indicado a forma de utilização do produto, a marca e o conteúdo.

A embalagem é totalmente um complemento do produto, serão demonstrados dois aspectos dela, O primeiro ponto que vale a pena ser destacado é o conceito da embalagem que se deseja apresentar, ou seja, se ela realmente está representando a marca, se ela agrega valor ao produto ou também a identidade. Como por exemplo as embalagens das marcas de refrigerante que estão diretamente associadas aos aspectos conceituais da marca. O segundo ponto diz respeito ao marketing, que indica a comunicação do produto, inclusive no que diz respeito às ações promocionais, como exemplo, leve 2 pague 1, ou leve 600 ml e pague por 500 ml.

Outra questão importante relacionada a embalagem é o rótulo, que traz diversas informações essenciais de identificação e utilização dos produtos. Para compreender sobre a importância dos rótulos, que são fontes de informações sobre os produtos, segundo Paul Trott (2012), devem conter: A origem do produto, o conteúdo, instruções de uso, código de identificação no padrão de barras, advertências sobre o uso indevido ou riscos associados ao produto, tipos de certificados atendidos pelos produtos ou processos de fabricação, modo de conservação, informações nutricionais, caso seja alimentício e tipo e estilo do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (829.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com