TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão da Tecnologia

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 4

Q1 – O desenvolvimento pode ser separado em quatros aspectos – que se comunicam, a saber:

Biológico, Econômico, Político e Cultural.

1 – Desenvolvimento Biológico diz respeito essencialmente sobre o aumento da qualidade de vida, bem-estar de uma sociedade;

2 – Desenvolvimento Econômico diz respeito pelo crescimento dos fatores e parâmetros da economia como, por exemplo, o aumento do PIB causado pela industrialização, diminuição da inflação etc;

3 – Desenvolvimento Político diz respeito às garantias essenciais dos direitos-cidadãos como a liberdade, direitos humanos, democracia e segurança;

4 – Desenvolvimento Cultural diz respeito à manutenção da cultura de uma população com o seu paralelo enriquecimento com vistas a estar atrelado na educação.

Quando se diz em desenvolvimento em termos de população de uma nação, há de se entender que há de haver uma simultaneidade e interligação dos fatores acima para um desenvolvimento pleno.

Q2 – Ciência: é o conjunto analítico e metódico de conhecimento obtido da observação e experiência. A ciência decorreu dos outros tipos de conhecimento, surge do conhecimento filosófico que é o tipo de conhecimento central.

Técnica: consiste na ação propriamente dita, no sistema organizado de procedimentos que fazem parte de um ofício.

Tecnologia: consiste no sistema organizado de conhecimentos científicos, intuitivos ou empíricos que permite conceber, produzir e distribuir bens e serviços.

Gestão da Tecnologia: É o gerir com base no que foi dito acima; em outras palavras, é o planejamento, organização, execução e controle das atividades ocorridas em ambientes intensivos em tecnologia.

Q3 – De antemão, temos a tese máxima de que um SNCTI forte significa uma nação soberana.

Soberania faz referência, de acordo com Jean Bodin, à entidade que não conhece superior na ordem externa, nem igual na ordem interna; isto é, é o poder absoluto.

Q4 – Os principais elementos do Sistema de Ciência e Tecnologia são: as Instituições Científicas e Tecnológicas, geradoras e promotoras do processo de Ciência e Tecnologia;

Formas de transferência (fluxo de conhecimento) por meio de profissionais no compartilhar de experiências no dia-a-dia, treinamento, publicações, consultoria, pesquisa científica e através de implementação de incubadoras de empreendimentos;

A Empresa propriamente dita que o cliente final do fluxo de conhecimento orientado para a geração de renda e emprego. A empresa faz a síntese dos resultados do processo de CTI em bens e serviços para o mercado em geral, tanto público, quanto privado.

Q5 – Os objetivos são: criar um ambiente favorável à inovação; ampliar a capacidade de inovar e expandir a base científica e tecnológica nacional; consolidar, aperfeiçoar e modernizar o aparato, no âmbito institucional, de Ciência, Tecnologia e Inovação; integras todas as regiões ao esforço nacional de capacitação para CT&I; desenvolver uma base ampla de apoio e envolvimento da sociedade na Política Nacional de CT&I; transformar CT&I em elemento estratégico da política de desenvolvimento nacional.

Q6 – A terminante diferença entre cadeia de valor e cadeia de suprimentos está no objetivo de gestão de cada uma.

Cadeia de Valor: esta visa gerar um fluxograma da estrutura interna que permita enxergar o sistema produtivo e otimizar o tempo em processos, de fato, valiosos;

Cadeia de Suprimento: é um conglomerado de empresas que se diferenciam por estarem mais próximas da origem/chegada da matéria-prima.

Q7 – As etapas são:

1 – Observação das tecnologias a serem desenvolvidas;

2 – Se a empresa deve buscar liderança tecnológica nas identificadas no item anterior;

3 – O papel do licenciamento de tecnologia.

Dessa forma, percebe-se que não basta apenas uma observação das tecnologias a serem desenvolvidas. Tem de haver, segundo Porter, uma gestão em prol definir qual o comportamento adotado em relação a elas, alinhando a estratégica tecnológica ao Plano Estratégico geral.

Q8 – Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com