TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Tecnologia E Ferramentas De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Tecnologia E Ferramentas De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

Para que a organização possa atingir resultados melhores dentro de sua especialização existe uma sequencia de várias atividades que dão a sustentação necessária afim de que a atividade central da empresa seja realizada com sucesso. Às atividades que estão dentro da especialização da empresa chamamos de atividades fim, e as diversas atividades que dão o suporte necessário a atividade central, chamamos de atividades meio.

Terceirizando suas atividades meio, a empresa contrata serviços especializados de outros fornecedores que possuem tecnologia moderna e que são especializados nesta atividade meio, e dessa forma além de proporcionar uma redução nos custos da empresa, concedem mais ganhos em qualidade e produtividade.

É importante ressaltar que conforme a legislação em vigor no Brasil o processo de terceirização é regulamentado pelo Código Civil Brasileiro e não pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), pois quando a empresa terceiriza seus serviços, isto não caracteriza uma simples contratação de mão de obra, correndo o risco de criar um vínculo empregatício desnecessário.

O processo de terceirização pode ser dividido, do ponto de vista do objetivo da empresa, em contratação de bens tangíveis e bens intangíveis. No caso da contratação de bens tangíveis seriam aqueles produtos fisicamente dimensionáveis, quantificáveis também chamados de subprodutos.

Já os bens intangíveis, são os que não possuem uma estrutura física, não podendo ser quantificável. Neste caso se enquadrariam serviços que as terceirizadas especializadas oferecem e que não são mensuráveis como os serviços de bens tangíveis. Ainda pode haver também situações que envolvam bens tangíveis e intangíveis simultaneamente, como por exemplo, a contratação de serviços de uma entidade externa que forneçam uma nova proposta para um produto (bens intangíveis), e ao mesmo tempo ponha em prática esta proposta dentro do processo de produção (bens tangíveis).

Ainda dentro do contexto das tipologias da terceirização, temos a relacionada com as características dos terceiros, que podem ser uma empresa, autônomo, ou até cooperativas. Na terceirização feita por empresas a atividade passa a ser confiada em uma personalidade jurídica, que possui mão de obra, recursos e equipamentos para fornecer bens tangíveis ou intangíveis. No caso da terceirização para autônomos a atividade é confiada em pessoa física, sendo o autônomo responsável pela execução dos serviços profissionais em geral por conta própria. Já nos casos de terceirização para cooperativas ocorre a contratação de uma organização de mutuo e livre ingresso, onde os lucros obtidos, além dos custos com juros referidos, são distribuídos aos cooperados de acordo com sua respectiva função.

Muitos autores brasileiros diferenciam o termo terceirização do termo outsourcing, sendo o conceito de terceirização o processo de passar a confiança para a execução de suas atividades meio para terceiros especializados nestas atividades. O motivo da diferenciação desses dois conceitos seria justamente a identificação concisa do que seria realmente uma atividade meio. Dessa forma as organizações passaram a refletir mais no que seria exatamente classificado como uma atividade fim ou meio. Normalmente nas empresas, os processos logísticos tendem a ser classificados como meios que suportam os fins que seriam no caso as vendas, produção, entrega etc. Entretanto quando se classifica um processo como sendo meio não significa que este é menos importante que os demais dentro da gestão, já que o que vemos muito mercado a fora são empresas que chegam ao sucesso via processos logísticos. Dessa forma, o conceito de outsourcing é responsabilizar a terceiros, etapas da produção que haja alguma agregação de valor, sendo que as atividades objeto da terceirização estariam num grau muito próximo ao que seriam atividades fim.

BENEFICIOS BUSCADOS PELOS PROCESSOS DETERCEIRIZAÇÃO

Classificamos em oito os principais objetivos da terceirização. Em primeiro lugar, a possibilidade de se aumentar no foco no negócio principal da organização: o fato de as empresas concentrarem-se nas suas funções principais, ao mesmo tempo em que um terceiro garante o suprimento de insumos marginais ao negócio principal; em segundo a redução e melhor controle de custos operacionais, como resultado da melhoria no padrão de desempenho no suprimento de insumos por parte de terceiros com maior grau de especialização, adicionalmente vem o terceiro item, custos fixos transformam-se em variáveis, além de serem mais facilmente previsíveis.

Em quarto lugar entra um fator relevante, a redução de verbas para aquisições e modernização, pois a desejada evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da entidade contratada; e consequentemente em quinto lugar entra o aumento da disponibilidade de capital para investimentos, canalizando recursos especificamente para as atividades fim, evitando-se a dispersão de capital em atividades meio.

Com a sexta posição fica a otimização de recursos evita, ou ao menos reduz, desperdícios de maneira significativa; em sétimo a diminuição, expressiva do custo e responsabilidade social e síndica com mão de obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros; em oitavo temos o aprimoramento do sistema de custeio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com