TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão de Qualidade Total

Por:   •  5/6/2017  •  Seminário  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

BERNARDO SERVARE

DIEGO ZIMERMAN MUTZ

JOÃO VICTOR NASCIMENTO MEDINA

KELMER CORRÊA NUNES

LARA CAVATI CUQUETTO

MATHEUS TADEU PERINI

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

SÃO MATEUS

2017

[pic 2]

BERNARDO SERVARE

DIEGO ZIMERMAN MUTZ

jOÃO VICTOR NASCIMENTO MEDINA

KELMER CORRÊA NUNES

LARA CAVATI CUQUETTO

MATHEUS TADEU PERINI

PARÂMETROS DA QUALIDADE

Trabalho  regido aos alunos de Eng. de Produção, da matéria de Gestão da Qualidade Total, pelo professor Thiago Padovanni para obtenção de conhecimento  sobre os parâmetros da qualidade de uma mangueira de irrigação com gotejador Bob de material reciclado.

        

SÃO MATEUS

2017[pic 3]

Sumário

1. Introdução3

2. Parâmetros da Qualidade por dimensões4

2.1 Qualidade de características funcionais intrínsecas ao produto4

    2.2 Qualidade de características funcionais temporais4

    2.3 Qualidade de conformação5

    2.4 Qualidade dos serviços associados ao produto6

    2.5 Qualidade de características subjetivas associados ao produto6

    2.6 Qualidade da interface do produto com o meio6

    2.7 Custo do ciclo de vida do produto com o usuário 7

3. Conclusão8

4. Anexo A9

[pic 4]

1. Introdução

Qualidade é definida como qualquer propriedade ou atributo de produtos, materiais ou processos, necessário para conseguir a adequação ao uso. Essas características podem ser de ordem tecnológica, psicológica, temporal, contratual ou ética. A qualidade do produto é representada pela característica, ou conjunto de características que determinam a natureza do mesmo. As características de qualidade que nos interessam aqui são as de qualidade de uma mangueira de irrigação com gotejador de material reciclado ou estão associados ao mesmo, agrupadas em parâmetros perceptíveis para o usuário.

2. Parâmetros da qualidade por dimensões

As características de qualidade do produto são muitas e de diversos tipos. Para efeito de simplificação vamos agrupá-las em parâmetros da qualidade. Cujo, chamaremos de parâmetros as características específicas ou conjunto de características da mangueira de irrigação por gotejamento e o que à compõe um determinado aspecto de qualidade, e definiremos dimensões como um agrupamento ou composição de parâmetros da qualidade em função da similaridade de sua contribuição para Qualidade Total do Produto.

2.1 Qualidade de características funcionais Intrínsecas

Sobre o seu desempenho técnico a mangueira de irrigação por gotejador bob expira menos água, diminuindo a evaporação quando está sendo utilizada. Por exemplo, o ''Spray'' que faz sair muita água em um curto período de tempo, até molhar a raíz, grande parte da água foi evaporada, causando grande disperdício. Sua funcionalidade facilita as práticas culturais, de modo que esse sistema molha o solo e manter ele sempre úmido, reduz o risco da salinidade para as plantas, tem alta eficiência na aplicação de fertilizantes e outros produtos químicos, limita o desenvolvimento e a disseminação de ervas daninhas, reduz a exigência de mão-de-obra para operação e reduz o consumo de energia.

Utilizando uma quantidade certa de água na planta, adquire-se algumas vantagens:

  • Entorno de 95% de água que sai da mangueira é aproveitada pela planta.
  • Favorece o desenvolvimento e produção das plantas
  • Economia de água

Quanto a conveniência do uso, o gotejador BOB ja bem conectado na mangueira, facilitando e dando rapidez ao usuário na instalação do produto no local desejado

2.2 Qualidade de características funcionais e temporais

Quando escolhemos instalar mangueiras de gotejamento em  uma lavoura, em relação aos outros tipos de tecnologias, temos várias implicações, vantajosas ou não, cabe verificar e analisar essas características e averiguar se será a

melhor escolha a se fazer.

Sobre as  características funcionais temporais, temos muitas vantagens operacionais, ou seja, o trabalho para irrigar e fertilizar a lavoura é bem menor. Os motivos para que isso ocorra está ligado principalmente no tamanho que o setor, que seria é a área irrigada de uma só vez, pode ter utilizando uma mesma vazão de água, em relação com as outras tecnologias de irrigação. Com a possibilidade de se ter um setor maior sem a necessidade de se aumentar a vazão de água, o número de troca de setores cai drasticamente, até mesmo, existe a possibilidade de  irrigar toda a lavoura de uma só vez, sem a necessidade de mudança de setor, diminuindo em muitas horas o tempo necessário para irrigar a lavoura, em alguns casos, o trabalho de uma semana é feito em poucas horas.  

Porem, existem desvantagens nesse tipo de irrigação, ligados principalmente à manutenção e durabilidade, esse tipo de mangueira é muito sensível a sujeira e impureza na água e também  a sais, esses tipos de substancias se acumulam nas paredes da mangueira e principalmente no gotejador. Obrigando os responsáveis ter  uma dedicação maior com a qualidade da água e manutenção do equipamento, além de estar ciente da menor durabilidade da mangueira, se não cuidada corretamente. Porém é importante notar, que o tempo gasto com a manutenção compensa o tempo economizado com a operação.

 Com tudo posto, uma lavoura irrigada por gotejamento tem vantagens operacionais e desvantagens de manutenção e tempo de vida, analisando tais benefícios e contra pondo as desvantagens, seria muito interessante analisar o uso de tal tecnologia.

2.3 Qualidade de conformação

A conformidade do produto em análise é explícita, pois dá ao consumidor maior confiança, já que a mangueira já inclui o gotejador instalado a partir da sua produção e além disso diminui o tempo gasto para fazer um sistema de irrigação por gotejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (691.3 Kb)   docx (700.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com