TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Magnetismo e Eletromagnetismo

Por:   •  27/10/2015  •  Abstract  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Magnetismo e Eletromagnetismo

Pedro Oliveira

Eletricidade Estática

A eletricidade estática é um fenómeno que acontece quando materiais diferentes, condutores e isoladores, se relacionam. Formando assim um campo elétrico onde a carga elétrica exerce a sua ação. Essa carga elétrica pode ser sentida ou não mediante o seu valor (volts). Forma-se através da fricção ou separação de dois objetos diferentes onde se verifica a passagem de cargas elétricas de um para o outro. Através da carga de um condutor flutuante para outro sem carga. Pode também verificar-se por indução do campo electroestático de um objeto isolante carregado com estática para um condutor flutuante ou para outro isolante.

         Os perigos da eletricidade estática verificam-se nos mais variados componentes eletrónicos, circuitos integrados, placas eletrónicas, etc. Um componente pode ficar totalmente danificado, obrigando à sua substituição, ou parcialmente danificado, ficando a sua vida útil reduzida. A electroestática pode também provocar incêndios. Está também associada a problemas de saúde (stress, problemas de crescimento, pressão arterial elevada, etc..)

        No manuseamento de componentes sensíveis a descargas electroestáticas podemos prevenir as mesmas através do uso de equipamentos específicos para o efeito, batas para isolar a roupa, pulseiras anti estáticas, calcanheiras, botas isolantes, luvas, ionizadores, sacos metalizados, etc.

Eletromagnetismo

O eletromagnetismo é entendido como um fenômeno básico no processo de andamento de geradores, motores elétricos, no armazenamento de memória de equipamentos tecnológicos, como os computadores, entre outras aplicações. A indução eletromagnética permite transformar a energia mecânica de rotação em eletricidade. Em determinadas circunstâncias os campos magnéticos podem produzir forças eletromotrizes ou correntes elétricas.

A energia eletromagnética é muito usada na construção de geradores de energia elétrica, dentre estes destacam-se os alternadores ou geradores de corrente alternada, que permitem ter maior rendimento que os de corrente contínua por não sofrerem perdas mediante atrito. A base do alternador é o eletroíman, núcleo em geral de ferro e em torno do qual se enrola um fio condutor revestido de cobertura isolante. O dispositivo gira a grande velocidade, de modo que os polos magnéticos mudam de sentido e induzem correntes elétricas que se invertem a cada instante. Com isso, as cargas circulam várias vezes pela mesma seção do condutor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com