TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de automação predial e Residencial

Por:   •  5/4/2021  •  Abstract  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Trabalho de automação predial e Residencial

Sistemas de disparo com tiristores

Componentes:

Elias Gabriel Machado Bueno

Hiram Camargo Capozzoli

Luan Felipe Azzi
Raul Vinicius Couto  

Os tiristores podem ser divididos em 3 grupos: DIACs, SCRs e TRIACs.

Partindo do mais simples, iniciamos com o DIAC. O DIAC se assemelha com dois diodos ligados em antiparalelo e é usado somente em corrente alternada. A seguir simbologia do DIAC:

[pic 3]

        

Quanto ao seu funcionamento, ele é característico por disparar apenas quando a tensão aplicada nele ultrapassa a tensão de disparo, e deixa de conduzir após a tensão aplicada ser menor que uma tensão determinada. A seguir curva característica de um DIAC:

[pic 4]

        Continuando agora com o SCR seu funcionamento é semelhante ao DIAC, com a principal diferença que possui um “GATE”. O “GATE” é o terminal do SCR responsável pelo seu acionamento. Quando aplicado um pulso no “GATE” ele passa a conduzir e só encerra a condução quando a corrente do anodo se iguala a 0. A seguir simbologia do SCR:

[pic 5]

        O SCR só conduz em um sentido, então quando colocado em corrente alternada o sinal de saída é retificado quando acionado.

        Encerrando com o TRIAC, ele pode ser simplificado como dois SCRs ligados em antiparalelo. O TRIAC, diferente do SCR, conduz ambos os ciclos da senoide e pode ser usado para controle de cargas AC. A seguir simbologia do TRIAC:

[pic 6]

O TRIAC pode ser utilizado de duas maneiras: controle por angulo de fase e controle por tempo.

        O controle por ângulo de fase consiste em acionar o TRIAC de acordo com o ângulo da senoide, submetendo a carga à uma tensão maior ou menor.

[pic 7]

        Já o controle por tempo, como o nome diz, controla a potencia ligando e desligando o aparelho através de um sinal PWM inserido no gate do TRIAC.

[pic 8]

Com isso podemos concluir que os tiristores são elementos essenciais quando se trata de disparos de carga, principalmente em AC, tendo em vista seu custo beneficio e características. Eles ainda podem substituir relés, pois possuem uma corrente de acionamento menor e como não possuem partes móveis podem trabalhar em frequências mais elevadas do que relés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (212.8 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com