TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÕES: Inspeção Predial de Condomínio Residencial de Pouso Alegre - MG

Por:   •  27/11/2022  •  Artigo  •  4.815 Palavras (20 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 20

PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÕES: Inspeção Predial de Condomínio Residencial de Pouso Alegre - MG

SOUZA, Alan

Graduando em Engenharia Civil; Faculdade UNA Pouso Alegre alansouza2703@hotmail.com

PRADO, João Pedro

Graduando em Engenharia Civil; Faculdade UNA Pouso Alegre jukaszx5@gmail.com

DOS SANTOS, Lucas Otavio

Graduando em Engenharia Civil; Faculdade UNA Pouso Alegre lucasotaviosantos@gmail.com

GARRONI, Elker Lucas - Orientador Professor Mestre, Faculdade UNA Pouso Alegre elker.garroni@prof.una.br

Resumo - Esse trabalho tem como objetivo apresentar as patologias mais recorrentes em um condomínio de apartamentos na cidade de Pouso Alegre - MG, com análise percebeu-se que a principal patologia nas edificações foram as fissuras. O método de estudo foi embasado em referências bibliográficas, estudo de casos e vistorias nos apartamentos. Após a análise das patologias encontradas, foi realizado o diagnóstico das possíveis causas das manifestações encontradas, identificando as possíveis causas e sugerindo soluções para a recuperação das anomalias. Para finalizar, conclui-se sobre a extrema importância de ter conhecimento sobre as causas que provocam tais patologias, nos cuidados de realizar a obra de acordo com as normas, de contratar profissionais capacitados, sempre manter uma fiscalização eficiente e de qualidade para que falhas no processo de execução sejam evitadas.

Palavras-chave: Patologia, Identificação, Diagnóstico, Soluções, Recuperação.

  1. Introdução

De acordo com Ferreira (2012), nas últimas décadas, houve um crescimento no setor da construção civil, no qual se pode atribuir à grande procura de empreendimentos que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, onde tem possibilitado que grande parte da população com baixa renda tenha direito à moradia própria. Porém, com o campo imobiliário se ampliando os casos de anomalias e erros na execução da obra também obtiveram um aumento. Segundo Silva (2011), o surgimento de anomalias na estrutura pode-se atribuir ao não cumprimentos das normas. Entretanto, os problemas patológicos sucedem dos processos construtivos, como: planejamento, projeto, materiais, execução. O acontecimento das manifestações está relacionado com o nível de controle de qualidade nas etapas construtivas do empreendimento.

No entanto, com os diversos casos de manifestações patológicas em edificações multifamiliares, é válido ressaltar a importância de uma fiscalização eficiente e capacitação dos profissionais envolvidos, para que falhas na execução sejam evitadas. Deste modo, o seguinte trabalho irá apresentar um estudo de caso de patologias com enfoque em fissuras encontradas em um empreendimento de apartamentos em Pouso Alegre - MG, no qual serão realizadas as seguintes etapas para a identificação, classificação e origem dos problemas encontrados: Examinar os laudos técnicos realizados pela empresa responsável após as vistorias nos apartamentos e na área comum do condomínio para averiguação dos problemas apresentados, realizar a análise dos projetos para reconhecimento de possíveis não conformidades, realizar recomendações para as manutenções das patologias encontradas, realizar embasamento da revisão bibliográfica por meio de normas técnicas e estudos de casos já realizados.

[pic 1]

Fonte: BAMAC Consórcio (2021)

  1. Patologia na engenharia

De acordo com Brisolara (2014), o termo patologia é na engenharia, assim como na medicina, o estudo das causas e sintomas dos problemas patológicos que ocorrem nas construções. No entanto, a durabilidade está diretamente associada com a vida útil do imóvel, posto que sem durabilidade não há como garantir a vida útil da construção.

Segundo Silva (2011), a incidência e o não cumprimento das normas podem estimular o surgimento de anomalias na estrutura. As manifestações patológicas tornaram-se uma especialidade no ramo da engenharia civil, onde estudos de casos realizados com problemas distintos geraram um vasto acervo de informações, no qual é de extrema importância para conhecimento dos engenheiros.

Segundo Azevedo (2009), a patologia contrária ao desgaste natural da estrutura afeta diretamente o desempenho da edificação, no qual pode se relacionar à essa perda falhas no projeto, na execução ou nos materiais utilizados na construção/manutenção do edifício. Ainda de acordo com o autor, as manifestações patológicas ocorrem por algum antecedente, sendo necessário realizar uma averiguação cautelosa para que a principal causa do problema seja identificada e tratada.

Para Granato (2002), os profissionais responsáveis pela execução e utilização dos materiais da construção devem ter o mínimo de instrução sobre os processos de degradação da estrutura, para que em caso de uma situação adversa os mesmos possam adotar a melhor medida para solucionar o problema, visando tornar a edificação com durabilidade e vida útil maior.

Nas últimas décadas, com o crescimento das cidades houve um aumento considerável no setor da construção civil. A venda de imóveis e as diversas formas de financiamentos alavancaram ainda mais o setor imobiliário, que por sua vez demonstrou uma vasta concorrência. Entretanto, com o setor imobiliário se expandindo também houve um crescimento de casos de manifestações patológicas, no qual pode se atribuir ao baixo nível de desempenho das edificações.

O envelhecimento prematuro das edificações é um problema presente em diversos empreendimentos habitacionais, no qual podemos relacionar com o aparecimento de fenômenos patológicos. Segundo a NBR 15575 (2013), foram

definidas algumas etapas do processo construtivo, denominada “PPEEU” (Planejamento, Projeto, Execução, Entrega e Uso) contemplada e especificada pela Engenharia Diagnóstica”, segundo Figura 1.

[pic 2]

Figura 1: Etapas do processo construtivo. (Fonte: Revista CONCRETO, IBRACON, 2013)

A Engenharia Diagnóstica segundo a NBR 15575 (2013), estabelece que na fase de projeto (“P” do PPEEU) devem ser previstos riscos, possíveis interferências na vizinhança e as condições ambientais e locais nos arredores da obra. No processo de construção (“E” do PPEEU) é de responsabilidade do construtor a qualificação dos operários e a inspeção da utilização dos materiais nos processos em execução. Depois de entregue (“E” do PPEEU), será de competência dos proprietários ou condomínio proceder com as ações de manutenções. No período de utilização (“U” do PPEEU), o usuário deve utilizar de maneira correta a edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (843.6 Kb)   docx (645.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com