TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de laboratório em física

Projeto de pesquisa: Trabalho de laboratório em física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade pratica realizada em laboratório, com o auxílio do professor Miguel, e de um gerador básico que se eletriza por atrito e é composto por correia de material isolante rolete e cúpula, conhecido como Gerador de Van Graff.

A atividade, se divide em alguns passos, são eles:

1º - colocar 5 tiras de finas de alumínio na cúpula metálica, ligar o aparelho, (aguardar alguns minutos). O que aconteceu?

O globo contem carga positiva, as tiras de alumínio contem cargas iguais, assim ao ligar o aparelho, como todos tem cargas iguais, as fitas de alumínio se repelem, ou seja, ficam parecendo estar sem gravidade, apenas presas a cúpula do aparelho, ao encostarmos alguns dedos da mão, as fitas recebem cargas contrárias e começam a descer imediatamente, tirando os dedos das fitas, elas voltam a flutuar novamente.

2º - Escolher um membro do grupo com cabelo longo e seco para ser eletrizado. (Aguardar orientação do professor).

Quando o cabelo se aproxima do globo as cargas se atraem, fazendo assim com que o cabelo levante e flutue indo em direção do globo.

Se o membro do grupo tocar com as mãos na cúpula, o cabelo também se levanta e fica flutuante.

3º - Ligar a cúpula menor e aproxima-la da cúpula maior.

No momento em que se aproxima a cúpula menor da maior, acontece uma transferência de cargas, assim ficando essa transferência visível ao olho nu, um raio azulado se move na ascendente e na descendente, acompanhado de alguns estalos.

4º - Coloque o torniquete na extremidade superior. O que aconteceu?

O torniquete tem pontas iguais, recebendo cargas iguais, assim o torniquete começa a se movimentar, ele começa a girar, as pontas recebem as cargas e tentam fugir umas das outras, assim fazendo ele girar. (O torniquete tem um formato parecido com a cruz suástica)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com