TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho pratico

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.108 Palavras (17 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico do país, o sistema de vedações nos últimos anos foi mudando a sua forma. Hoje além de se construir uma parede com o método tradicional de alvenaria, pode se optar por utilizar o sistema drywall, que consiste em utilizar placas de gesso acartonado, fixados em montantes de aço, para separar um ambiente do outro.

O uso dessa tecnologia apresenta algumas vantagens consideráveis em cima do método convencional de alvenaria, onde a sua montagem é extremamente rápida, não gerando entulho, o que acarreta uma economia no final da obra de cerca de 20% a mais se fosse utilizar a parede de argamassa e bloco cerâmico.

Por essas e outras vantagens do drywall é que grandes empresas de alto porte de todo o mundo estão optando por utilizar este método construtivo, substituindo em grande parte a alvenaria convencional.

Temos como exemplo a empresa na qual fizemos o estudo de caso deste trabalho, ela preferiu optar por utilizar o sistema drywall por ser bastante eficaz e rápido, diminuindo a tempo que gastaria levantando paredes de blocos cerâmicos, além de ser muito mais fácil de desfazer uma parede se assim for necessário. Levando em consideração sempre que o sistema drywall só é recomendado para a divisão de ambientes.

História do Drywall

No ano de 1898 um homem norte americano chamado Augustine Sackett (Figura 1) inventou uma chapa de gesso acartonado que mudaria o ramo da alvenaria construção civil significativamente.

Figura 1 - Augustine Sackett (1841–1914).

Hoje conhecido como Drywall, este produto acabou sofrendo inúmeras modificações, tornando-se resistente ao fogo e a umidade, inclusive se tornou um método construtivo muito mais rápido se comparado com o método tradicional de construção. Em 1917 esse sistema construtivo foi até utilizado na I Guerra Mundial.

Com o passar do tempo as chapas Drywall conquistaram espaço em grandes projetos e com baixo custo. O que explica a sua alta aceitação em países como Europa, Ásia, África, Estados Unidos, America Latina e Japão.

O Drywall chegou ao Brasil a mais de 20 anos, mas naquela época foi pouco divulgado por vários interesses. Somente com o avanço tecnológico do país é que ganhou espaço na construção civil.

Há mais de 10 anos que esta tecnologia vem ganhando espaço no mercado de forros e paredes internas em varias obras de todo o Brasil, conquistando pequenos e médios empreendimentos, além de mostrar expressividade na demanda em construções de alto-porte.

Em apenas 6 anos de atividades com o Drywall desde que chegou aqui, o Brasil já alcançou mais de 18 milhões de m², e esta atividade continua crescendo a cada ano. Abaixo se encontra um gráfico mostrando o consumo Brasileiro de chapas drywall em milhões de m² (Figura 2).

Figura 2 – chapas para drywall em milhões de m²

Fonte - Associação Brasileira de Drywall, 2012

Hoje o Drywall no mundo esta em torno de 4,5 bilhões de m², representando a maior fatia no mercado de vedações, ultrapassando até mesmo o método convencional de alvenaria. (Figura 3)

Figura 3 – Chapas para Drywall – consumo em m² por habitante/ano

Fonte - Associação Brasileira de Drywall, 2012

Mas o que é o Drywall?

A palavra Drywall de acordo com Silva (2007, p.5) significa “parede seca” representando a ideia de construção a seco, ou seja, sem causar muita sujeira, isto porque o seu processo de aplicação é bastante diferente do método tradicional de alvenaria.

O drywall nada mais é do que uma estrutura rígida composta por perfis de aço, onde são parafusadas as chapas de gesso. A estrutura é composta por montantes e guias,onde são fixadas as placas de gesso,gerando uma superfície que possa receber um acabamento. A parede construída por chapas de drywall é oca, e servem parada dividir ambientes internos e são amplamente usados como forro e revestimento. As patologias ocorridas em alvenarias convencionais são reduzidas com o drywall, já que ele é mais resistente. Por ter uma aparência das paredes tradicionais, pode receber diversos tipos de acabamento. Mas sua resistência a impactos é menor que a alvenaria.

O sistema tradicional do Drywall normalmente deve ser aplicado no meio interno, pois ele não é tão resistente contra as intempéries com a alvenaria é, mas já existente também o sistema de Drywall que pode ser aplicado no meio externo, já que há uma variação na sua chapa de gesso acartonado, estrutura e vedação, possibilitando uma maior resistência contra as intempéries.

É o revestimento de forros e paredes mais utilizados no mundo, como por exemplo, nos Estados Unidos e Austrália. Consiste em uma chapa de gesso com alta resistência, onde é fixado em uma estrutura de aço galvanizado. Sendo um método construtivo que diminui custo com mão-de-obra, havendo uma maior racionalização de materiais e gera uma execução rápida e limpa.

O método construtivo com Drywall é bastante diferente da alvenaria tradicional, pois ao invés de utilizar blocos cerâmicos como na alvenaria, ele utiliza gesso acartonado e perfis de aço galvanizado para dar um melhor revestimento acústico e estabilidade.

Para atender as exigências estabelecidas pelas normas, o drywall foi testado e ensaiado em laboratórios, como o IPT (Instituto de Pesquisa e Tecnologia), e antes de virar a parede de uma casa, passa por um controle de qualidade. Para realizar as reformas, manutenção das instalações elétricas, hidráulica ou telefonia, basta apenas desmontar o sistema e descartá-lo, conforme as recomendações da associação drywall.

Um aspecto fundamental relacionado à especificação do sistema a seco é o atendimento às normas técnicas de projeto e execução. ''O drywall hoje é um sistema normatizado pela ABNT NBR 15.758:2009, que descreve claramente todos os procedimentos executivos de montagem dos sistemas. A norma é dividida em três capítulos: um dedicado às paredes, outro que discorre sobre os forros e uma terceira parte específica sobre os revestimentos em gesso”.

Existem no total mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com