TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre coordenadas polares

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 4

2 CITAÇÃO

É uma "Menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte"(NBR 10520:2002).

São textos documentais levantados com a máxima fidelidade durante a pesquisa bibliográfica e que se prestam para apoiar a hipótese do pesquisador ou para documentar sua interpretação.

2.1 Citação Direta

São transcrições de documentos bibliográficos, ao" pé da letra".  Neste caso, o texto reproduzido deve vir "entre aspas". Indica-se a fonte de onde o texto foi extraído no final do texto transcrito.

Exemplo de Citação direta utilizando a chamada pelo sistema numérico:

 "Foram de imensa angústia esses meus primeiros dias no Rio de Janeiro.Eu era uma árvore cuja raiz não encontrara mais terra em que se apoie e donde tire vida"¹.

_______________

¹Lima BARRETO, Recordações do escrivão Isaías Caminha, p. 56.

2.2 Citação Indireta

É um resumo ou um refraseado do pesquisador. Uma interpretação individual que o pesquisador faz,da frase do autor. (Não usar aspas)

Exemplo de citação indireta utilizando a chamada pelo sistema numérico:

Lima Barreto sentia-se angustiado nos primeiros dias que passou no Rio de Janeiro; comparava sua situação com a de uma árvore, cujas raízes não encontravam mais terra para se nutrirem.¹

______________

¹ Lima BARRETO, Recordações do escrivão Isaías Caminha, p. 56.

OBS: Nos dois exemplos utilizou-se o sistema numérico¹ e para identificar as citações realizadas ao longo do trabalho, utiliza-se um travessão e um número sequencial ¹ ao término de cada citação que remete o leitor para as informações na nota de rodapé. A nota de rodapé contém o nome completo do autor da citação, da obra que foi retirada ou outras informações/conceituações sobre o assunto.

Exemplos de Citação direta utilizando a chamada pelo sistema autor data:

" Foram de imensa angústia esses meus primeiros dias no Rio de Janeiro.Eu era uma árvore cuja raiz não encontrara mais terra em que se apoie e donde tire vida"(BARRETO,1998).

 Barreto (1998) afirma: "Foram de imensa angústia esses meus primeiros dias no Rio de Janeiro.Eu era uma árvore cuja raiz não encontrara mais terra em que se apoie e donde tire vida".

Obs.:Não esquecer de citar corretamente a fonte, em ambos casos nas Referências ao final do documento.

Exemplo de citação indireta utilizando a chamada pelo sistema autor data:

Segundo Barreto(1998), sentia-se angustiado nos primeiros dias que passou no Rio de Janeiro e comparava sua situação com a de uma árvore, cujas raízes não encontravam mais terra para se nutrirem.Este comentário do autor, confirma o sentimento de pertencimento das pessoas à um determinado local, a importância dos vínculos construídos como raízes que se nutrem[...]

Ao analisar algumas partes do livro sobre as Recordações do escrivão Isaías Caminha, notamos que o autor comentou que nos primeiros dias que passou no Rio de Janeiro, sentia-se angustiado, comparando sua situação com a de uma árvore, cujas raízes não encontravam mais terra para se nutrirem(BARRETO,1998). Esta angústia sentida é peculiar a todos aqueles que se encontram distante de suas raízes, de seus familiares, de seus amigos, [...] são interpretações que fazemos de nossos sentimentos, talvez momentâneos, talvez quando sentimos saudades de [..]

As citações indiretas podem ter mais de um autor, até pelo fato de que você pode ter consultado várias obras até chegar a sua conclusão, Exemplo:

Tanto Weaver (2002, p.18) como Semonche (1993, p. 21) apontam questionamentos que devem preceder o planejamento da indexação de artigos de jornais, como: Qual a finalidade do artigo? Quem é o público-alvo que terá acesso ao artigo? Que tipo de informação o usuário procura?

Obs.:Não esquecer de citar corretamente a fonte, em ambos casos nas Referências ao final do documento.

2.3 Citação de Citação

É a Citação direta ou indireta de um texto raro, em que não se teve acesso ao original. Utiliza-se a expressão apud que significa - citado por, conforme, segundo que também pode ser usada no texto.

Exemplo: Segundo Silva(1983 apud ABREU, 1999, p.3) o essencial é [...]


2.4 Outras Regras

As chamadas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável ou [...] devem ser em letras inicial Maiúscula seguida de minúsculas:Exemplo:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (419.5 Kb)   docx (817.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com