TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalo Individual

Dissertações: Trabalo Individual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho investiga as relações entre ciência humana e tecnologia partindo do pressuposto de que estas contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento econômico. Neste sentido, as relações entre ciência, tecnologia e economia podem ser apreendidas a partir da visão de SCHUMPETER (1988), na qual as inovações tecnológicas assumem o centro da dinâmica capitalista e o desenvolvimento econômico surge da introdução destas inovações. O desenvolvimento deve, então, ser visto como um processo de evolução, em conformidade com o conceito de “destruição criadora” introduzida por SCHUMPETER (1961).

Em tempos modernos, com a globalização, os talentos humanos configuram-se como ferramentas estratégicas de uma organização. Atualmente, estratégias competitivas de sucesso estruturam-se não apenas nos processos produtivos e nas relações com o mercados mas principalmente no desenvolvimento pleno do potencial e das competências de seus profissionais, para com isso transformá-las em pessoas mais felizes e realizadas, contribuindo efetivamente para a competividade dessas empresas (BOOG;CASTRO,2002).

As organização do século XXI estão cada vez mais propícias a buscar a máxima eficácia devido à globalização. A área de recursos humanos (R.H.) vem passando por diversas inovações. Essas mudanças estão transformando a cada dia os Recursos Humanos em um setor estratégico. Lidar com pessoas, seres complexos, em especial dentro de uma organização, requer bastante cautela e conhecimento.

O ser humano é movido por influência do meio em que vive. E a empresa onde as pessoas passam a maior parte do tempo é o local que o comportamento pode sofrer maior oscilação, revelando diversas características individuais. Os funcionários de uma empresa podem proporcionar a força necessária para a mudança, ou então ser uma grande barreira contra ela. Portanto, o maior desafio dos gestores é estimular mudanças dentro da organização através de motivação ou mesmo tornando o canal de comunicação eficaz. Colaboradores motivados e informados estão aptos a gerar grandes benefícios em termos de produtividades, qualidade de vida, além de proporcionar um clima organizacional agradável.

A era do conhecimento requer gerentes que podem ser analogamente comparados a regentes de diversos talentos que possibilitem a implementação de práticas, tendo em vista as competências pessoais, a fim de alinhar o desempenho individual e grupal às necessidades e estratégias organizacionais, por frente aos atuais desafios de uma economia globalizada.

Portanto, Valle (2006), Vieira et al (2006), Gündel (2008) e Brandão (2010) definem que a função gerencial atual pode ser caracterizada como aquele que faz ponte entre os objetivos da empresa e os meios para atingir tais objetivos. Dessa forma , através de suas habilidades e competências, mobilizam seus recursos a fim de melhorar o desempenho da instituição.

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com