TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalo

Por:   •  31/3/2013  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 8

Comportamento Organizacional e Qualidade de vida na empresa Megagiro Distribuidora de Bebidas Ltda.

RESUMO: O Objetivo deste trabalho é identificar os fatores que desencadeiam estresse e desmotivação nos funcionários da empresa Megagiro Distribuidora de Bebidas Ltda, verificar de forma geral a satisfação dos colaboradores junto a empresa. A pesquisa escolhida foi a descritiva,o tipo de abordagem é qualitativa tendo sido usado o instrumento de coleta de dados o questionário e a técnica de coleta de dados foi a de observação. Sendo assim os resultados obtidos neste trabalho foram...

Palavras chave: Qualidade de vida no trabalho, Estresse no trabalho, Comportamento Organizacional.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, onde há constantes mudanças nas organizações, os indivíduos têm que estar preparados para essas mudanças, que afetam tanto sua vida particular, quanto a vida no trabalho.

A grande competitividade e as constantes cobranças do mercado de trabalho e muitas vezes métodos praticados de forma errônia acarretam uma série de problemas na saúde física e mental dos seus funcionários,causando perdas para as empresas,tanto financeira, quanto nos indicadores negativos como por exemplo: acidentes, doenças do trabalho, afastamento do empregado, licenças ou até mesmo aposentadoria precoce.

Sendo assim, é de responsabilidade da organização criar um ambiente favorável e até mesmo implementar programas que melhorem a condição de vida no trabalho.

Desta maneira, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar os motivos de desmotivação, baixa produtividades e alta rotatividade de funcionários na empresa.

A fim de atender o objetivo geral descrito, definiram-se os seguintes objetivos específicos: verificar de forma geral a satisfação dos colaboradores junto à empresa,identificar fatores que desencadeiam estresse e desmotivação no funcionários, identificar e avaliar os benefícios e pontos negativos da empresa e propor ações de melhoria.

A metodologia escolhida conta com uma pesquisa descritiva,o tipo de abordagem é qualitativa, o instrumento de coleta de dados será questionário e a técnica de coleta de dados será a observação.

Este artigo foi estruturado em cinco partes: na primeira o referencial teórico, a segunda parte a metodologia, a terceira parte a escolha da técnica para coleta de dados,a quarta parte análise dos dados coletados e a quinta parte anexos.

2. REFERENCIAL TEORICO

2.1 RECURSOS HUMANOS

O conceito recursos humanos cita realmente as pessoas que fazem parte da organização e que desempenham nelas papéis importantes no sentido de ser fundamental para o bom andamento dos processos e tem ainda a finalidade de guiar e orientar os colaboradores na direção dos objetivos a empresa.

Para Chiavenato (2009, p. 97) os recursos humanos " estão distribuídos no nível institucional da organização(direção), no nível intermediário (gerência assessoria) e no nível operacional (supervisores de primeira linha, técnicos e funcionários e operários abaixo deles).Constituem o único recursos vivo e dinâmico da organização, aliás, o recurso que decide e anipula o demais, que são inertes e estáticos por si.Além disso, constituem um tipo de recurso dotado de uma vocação dirigida para o crescimento e desenvolvimento da organização".

As pessoas trazem para as organizações suas habilidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos percepções e etc., não importa em qual cargo o colaborar desempenha sua função é extremamente importante a execução da mesma, contribuindo para a evolução da organização.

Segundo Chiavenato(2009), a palavra recurso representa um conceito muito estreito para abranger as pessoas. Mais do que recursos, elas são participantes da organização.

São as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja o nível hierárquico ou a tarefa na atividade organizacional.

2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento Organizacional integra as pessoas ao ambiente de trabalho,sofrendo constantes mudanças influenciadas por várias áreas que podem ser: culturais, políticas, econômicas e de saúde,interferindo diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com