TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissor De rádio AM

Ensaios: Transmissor De rádio AM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

TRANSMISSOR - AM

Circuito com a finalidade de transmitir informações, utilizando ondas médias.

3º Semestre/ 2013

São Paulo – SP

ÍNDICE

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

RESISTORES......................................................................................................5

CAPACITORES...................................................................................................5

TRIMPOT...........................................................................................................6

AMPLIFICADOR OPERACIONAL.....................................................................6

TRANSISTOR....................................................................................................8

PROCEDIMENTO DE MONTAGEM.................................................................21

CONCLUSÃO....................................................................................................23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................24

DIAGRAMA EM BLOCOS DO SISTEMA..........................................................25

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tivemos a finalidade de desenvolver um transmissor – AM, o mesmo transmite qualquer tipo de informação dentro da faixa de frequência permitida. Um exemplo muito comum de transmissor – AM é a rádio Globo, a mesma é transmitida na frequência de 1500 KHz, e o nosso projeto é bem próximo de um transmissor de rádio.

RESISTORES

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o Ohm (Ω), onde encontramos como múltiplos mais usuais:

Kilo Ohm – 10³ (Ω)

Classificamos os resistores em dois tipos: fixos e variáveis. Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterado, enquanto os variáveis têm a sua resistência modificada dentro de uma fixa de valores por meio de um cursor móvel.

Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica, a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potência elétrica dissipada.

CAPACITORES

O capacitor é um componente que tem como finalidade armazenar energia elétrica. É formado por duas placas condutoras, também denominadas de armaduras, separadas por um material isolante ou dielétrico. Ligados a essas placas condutoras estão os terminais para conexão com outro componente, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 1

Quando aplicamos uma tensão igual a 1 volt (V) e o capacitor armazena 1 Coulomb (C), teremos então uma capacitância igual a 1 Farad (F).

Devido às dificuldades construtivas, os capacitores encontram-se situados em faixas de valores submúltiplos do Farad, por exemplo: micro Farad (µF), nano Farad (nF) e o pico Farad (pF).

Além do valor da capacitância, é preciso especificar o valor do limite da tensão a se aplicada entre seus terminais. Esse valor é denominado tensão de isolação e varia conforme o tipo de capacitor.

Na prática, encontramos vários tipos de capacitor com aplicações especificas, dependendo de aspectos construtivos, tais como: material utilizado como dielétrico, tipo de armadura e encapsulamento.

Normalmente, o valor da capacitância, a tensão de isolação e a tolerância são impressos no próprio encapsulamento do capacitor.

TRIMPOT

Os trimpots são pequenos resistores variáveis formados por um anel incompleto de um material resistivo (carbono) sobre o qual desliza um cursor

A resistência que encontramos entre o cursor e qualquer um dos terminais externos dependerão da posição do cursor, ou seja, ela pode ser ajustada entre o zero e o valor nominal do componente.

AMPLIFICADOR OPERACIONAL

O amplificador operacional, também chamado de AO, é um Ci com características que o aproximam à de um amplificador ideal.

É um circuito versátil, aplicável em muitas áreas específicas de eletrônica, tais como: instrumentação, circuitos industriais, circuitos de áudio, circuitos eltrônicos para cálculo e filtro de sinais.

Figura 20

A denominação “amplificador operacional” deve-se ao fato de que esses circuitos foram utilizados inicialmente para realizar operações matemáticas como adição, subtração e multiplicação.

O símbolo utilizado para representar o amplificador operacional é um triângulo que aponta o sentido do flxo de sinal. Ao triângulo são acrescentados terminais que apresentam os pontos de conexão com o circuito externo.

Existem fundamentalmente cinco terminais que fazem parte de todos os ipos de amplificadores operacionais:

Dois terminais de alimentação;

Um terminal de saída;

Um terminal de entrada não-inversora;

Um terminal de entrada inversora.

Veja a distribuição desses pinos na figura abaixo:

Figura 21

A finalidade de um amplificador operacional é realizar uma amplificação tanto de tensões contínuas quanto alternadas. Isso acontece de tal forma que a relação de fase depende da maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com