TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissão Assíncrona, Síncrona

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa quatro

Existem vários tipos de transmissão de dados, por exemplo, a Transmissão Assíncrona, Síncrona, a Transmissão Paralela, entre outras.

Transmissão Assíncrona

Na Comunicação Assíncrona, um bit é especial é inserido no início e no fim da transmissão de um caractere e assim permite que o receptor entenda o que foi transmitido. Cada bloco de dados possui uma flag (espécie de controle) que informa onde começa e onde acaba esse bloco, além da posição na seqüência de dados transmitida. Para permitir que o equipamento de recepção determine o início e o fim de cada caractere, o código de cada caractere é precedido por um bit que indique seu início e é sucedido por um ou mais bits que indiquem seu término.  Eles são chamados de bits de START e STOP.  Provavelmente a forma mais usada de código para transmissão assíncrona é o código ASCII. Este código tem 7 bits de dados, freqüentemente com um bit adicional de paridade (veja Tarefa 6 sobre Detecção de Erro), um bit de start e dois de stop.  Estes bits extras são freqüentemente adicionados aos dados de forma automática por um circuito chamado de UART (Universal Asynchronous Receiver/Transmitter).  Como bits adicionais são inseridos para sincronismo, a taxa de bits de dados para o número total de bits é menor, e portanto, a eficiência de codificação é reduzida.   Os dados podem ser transmitidos em qualquer ordem, mas porém a sua desvantagem é que existe um mal uso canal, pois os caracteres são transmitidos irregularmente, além de um alto overhead (os bits de controle que são adicionados no início e no fim do caractere), o que ocasiona uma baixa eficiência na transmissão dos dados.

Transmissão Síncrona

Transmissão Síncrona tem uma transmissão de dados em uma taxa mais regular, ou em alta velocidade, pode se usar Nesta forma de transmissão, uma vez que o receptor esteja sincronizado com o relógio de dados do transmissor, ele vai permanecer em sincronismo para um período significativo de tempo. Diferente da transmissão Assíncrona, a transmissão síncrona, bits de star e stop, não são necessários, ele apenas 1precisa que o sincronismo seja estabelecido antes do início da transmissão. Cada bloco de informação é transmitido e recebido num instante de tempo bem definido e conhecido pelo transmissor e receptor, ou seja, estes têm que estar sincronizados. Quando um bloco é enviado, o receptor é bloqueado e só pode enviar outro bloco quando o primeiro for recebido pelo receptor.

As transmissões também têm seus prós e contras, as transmissões assíncronas costumam ser mais rápidas do que as transmissões síncronas, e isso é porque não existe um tempo para coordenar a transmissão, mas devido a isso, acaba se tornando vulnerável a erros na transferência assíncrona. Se muitos erros ocorrem, isso pode invalidar o tempo salvo com o tempo inicial de configuração dos parâmetros porque o receptor terá que tomar medidas para corrigir os erros.

Transmissão Paralela

Comunicação paralela é o processo de enviar dados em que todos os bits de um símbolo são enviados juntos. A comunicação paralela implica mais de um fio, além da conexão de alimentação ela é a transmissão simultânea de N bits. Estes bits são enviados simultaneamente para N vias diferentes (uma via é, por exemplo, um fio, um cabo ou qualquer outro suporte físico). A ligação paralela dos computadores de tipo PC necessita geralmente 10 fios.

A transmissão de dados mais custosa e complexa e requer mais de um canal de comunicação, maior velocidade de transmissão.

Relatório 4 - Dispositivos de entrada e saída

Os dispositivos de entrada e saída (input e output I/O), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada. São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido, microfone, teclado, mouse, tela sensível ao toque, Scanner, Leitor de código de barras, Celular, Pendrive, Máquina fotográfica digital, Webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rígido.

Algumas unidades são de entrada e saída dedada ou também chamada Dispositivos Híbridos: disco rígido, disco flexível ou disquete, monitor sensível a toques, pendrive, joystick vibratório e impressora.

4.1 Principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado

Gravador de CD: Os "drives", neste caso, são chamados de CD-R (para uma única gravação): O gravador de CD, também denominado CD-R (CD - Recorder) permite fazer gravações de CD’s, denominados de CD-WORM (Write Once Read Man), possibilitando armazenar uma grande quantidade de informações (650 MBs). A única desvantagem é que uma vez gravadas, as informações não podem ser alteradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com