TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRATAMENTO DE ÁGUA PARA REUSO UTILIZANDO BACTÉRIAS ANAERÓBIAS E RAIOS ULTRA VIOLETA

Por:   •  6/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 12

Tecnologias de tratamento de agua para reuso

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA REUSO UTILIZANDO BACTÉRIAS ANAERÓBIAS E RAIOS ULTRA VIOLETA

O tratamento é dividido em duas etapas, denominadas fases líquidas e sólidas, a fase líquida tem início pela coleta após ser recolhido nas residências pelas redes coletoras. O esgoto é levado ao interceptor e em seguida a estação de tratamento de esgoto (ETE). Os efluentes residuais líquidos resultado do esgoto doméstico, passam pelo gradeamento grosseiro, onde os sólidos como pedaços de madeiras, garrafas e plásticos ficam retidos nas barras e em seguida o esgoto passa pela estação elevatória de esgoto bruto, onde o equipamento dotado de bombas hidráulicas, que leva o esgoto para um nível superior, no qual contém gradeamento fino e os desarenadores.

Fase Liquida

Na primeira etapa desta fase, no gradeamento fino ficam retido resíduos como papéis, papelões, tecidos, etc e ao chegar no tanque de areia o esgoto passa por um processo de sedimentação, os grãos de areias mais densos vão para o fundo.

A etapa seguinte, são os reatores RAFA (Reatores Anaeróbios de Efluentes Ascendentes), dentro destes reatores a matéria orgânica sofre decomposição pelas bactérias anaeróbias, resultando na remoção de grandes partes do sólidos. Ocorre também a separação entre as partes líquidas, sólidas e gasosas. A parte líquida segue para o próximo tanque, a sólida para o tanque de lodo e a gasosa para a central de queimadores de gases.

Seguindo para o tanque de aeração, microrganismos aeróbios são estimulados a se alimentar de matéria orgânica. No esgoto o processo dá início a formação do lodo reduzindo a carga poluidora da mistura para dar continuidade ao processo, o esgoto é levado ao decantador secundário, onde o lodo formado anteriormente sedimenta e o efluente segue para a próxima etapa.

Com isso a parte líquida já esta com 90% livre de impurezas e assim vamos para a ultima etapa da fase líquida. A desinfecção ultra violeta, nesta parte o efluente é exposto a raios ultra violeta que ao entrar em contato com a luz germicida, as bactérias presentes no esgoto tem seu DNA alterado e o objetivo é deixa-las estéreis e portanto, inofensivas.

Terminada esta etapa o efluente já esta limpo e pode ser lançado em rios e córregos ou utilizado em indústrias, etc.

Fase Sólida

Os efluentes são levados até os adensadores, na casa de desidratação, que passa por um processo semelhante a decantação e parte da água do lodo é removida.

Passe-se então, a etapa seguinte, o processo de secagem na casa de desidratação e o lodo passa por mais um processo de secagem, no qual o objetivo é reduzir o teor de líquido na mistura, facilitando o transporte até o aterro. E parte do esgoto que sobrou é reintroduzido no sistema.

Biorreator de Membrana (MBR)

Entre as alternativas existentes para o tratamento de esgotos, uma das mais recentes é a técnica da separação de materiais contaminantes por processos de filtração por membranas. Dentre esses processos estão os Biorreatores à Membrana (MBRs) que consistem, em uma só unidade, na associação do tratamento biológico no biorreator com a separação física pela membrana. O biorreator tem a função de degradar a matéria orgânica e mineral, enquanto que a membrana realiza a separação das fases líquida e sólida. Esta alternativa apresenta alta eficiência na remoção de poluentes, baixo consumo de energia e requer área reduzida para instalação por trabalhar com elevadas concentrações de biomassa. É considerado um tratamento caro, mas eficiente.

As membranas de microfiltração ou ultrafiltração substituem o processo de decantação normalmente utilizado em sistemas convencionais. Elas possibilitam a retenção de 100% de sólidos, o que garante uma água tratada de melhor e alta qualidade. Além de possibilitar o tratamento de esgoto sanitário e efluentes industriais para transformação em água de reuso, as membranas são utilizadas em outros processos como:

Dessalinização da água do mar e da água salobra: É usada com sucesso em países como Israel, que possui a maior e mais avançada planta de dessalinização de água do mar por membrana. Nesse caso, o processo aplicado é o de osmose inversa, que utiliza membranas com pequenos poros, pelos quais atravessam moléculas de água.

Dessulfatação de água marinha para injeção em poços de petróleo. Para esse caso, são utilizadas membranas de nanofiltração. Elas também são usadas nos processos de tratamento de efluentes decorrentes do processo produtivo na cadeia de extração de petróleo.

BET – Como tratar o esgoto de forma ecológica

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Bacia de Evapotranspiração

O  BET  (Bacia  de  Evapotranspiração),  também  chamado  de  TEvap (Tanque  de  Evapotranspiração)  e  popularmente  conhecido  como  Fossa  de Bananeiras é uma técnica difundida por permacultores de diversas nacionalidades e que representa uma alternativa sustentável para o tratamento domiciliar de águas negras em zonas urbanas e periurbanas.

Consiste basicamente em um tanque impermeabilizado, preenchido com diferentes camadas de substrato e plantado com espécies vegetais de crescimento rápido e alta demanda por água, de preferência com folhas largas (bananeiras, taióba). O sistema recebe o efluente dos vasos sanitários, que passa por processos naturais de degradação microbiana da matéria orgânica, mineralização de nutrientes, e a consequente absorção e evapotranspiração da água pelas plantas. Portanto, trata-se de um sistema fechado que transforma os resíduos humanos em nutrientes e que trata, de forma limpa e ecológica, a água envolvida. Diferente de outros sistemas, a água presente neste processo retorna ao ambiente na forma de vapor através da transpiração das folhas, daí seu nome. Assim, o sistema de evapotranspiração evita a poluição do solo, dos lençóis freáticos, dos rios e mares.

A  utilização  de  sistemas  plantados  para  tratamento  de  esgotos  já  é comum em diversas partes do mundo (EPA, 2000); (Larsson, 2003).

FUNCIONAMENTO E PRINCÍPIOS

Um pré-requisito para o uso da BET é a separação da água servida na casa, em cinza e negra. Apenas a água negra, a que sai dos sanitários, deve ser direcionada para o sistema. A água cinza, aquela que sai da máquina de lavar, pias e chuveiros, deve ir para outro sistema de tratamento como por exemplo um filtro biológico.

  1. Fermentação

A água negra é decomposta pelo processo de fermentação (digestão anaeróbica) realizado pelas bactérias na câmara bio-séptica de pneus e nos espaços criados entre as pedras e tijolos colocados ao lado da câmara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (292.5 Kb)   docx (207.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com