TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trigonometria funções elementares aplicados a engenharia civil

Pesquisas Acadêmicas: Trigonometria funções elementares aplicados a engenharia civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CAMPUS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

UnA TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES ELEMENTARES

PROFESSOR: JEFFERSON

TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES ELEMENTARES APLICADAS A ENGENHARIA CIVIL

UTILIZAÇÃO DO CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES ELEMENTARES DADOS EM AULA EM APLICAÇÕES PRÁTICAS NA ENGENHARIA CIVIL.

PALHOÇA – SC

14/11/2013

TRIGONOMETRIA FUNÇÕES ELEMENTARES APLICADOS A ENGENHARIA CIVIL.

PALHOÇA – SC

14/11/2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 OBJETIVOS 04

3 REFERENCIAL TEÓRICO 05

3.1 05

3.2 05

3.3 06

4 DESENVOLVIMENTO 07

4.1 Descrição do problema 1 07

4.2 Descrição do Problema 2 ................................................................................................... 08

4.3 Descrição do Problema 3 ................................................................................................... 09

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Inúmeras vezes em nosso cotidiano o ser humano utiliza conceitos, expressões, aplicações e mesmo às vezes sem conhecer ou perceber, utiliza-se da matemática como recurso em diversas situações. Certamente este desconhecer vem de tabus históricos difundidos por nossos criadores, ou por influências externas que nos levam a pensar que a matemática aplicada seja cansativa. Por outro lado, grande parte da população usufrui da matemática como ferramenta importante ou como ferramenta principal em seu trabalho, principalmente.

Para nós, estudantes de Engenharia Civil, este uso da matemática se faz ainda mais importante, tendo em vista os diversos nichos em que o engenheiro poderá trabalhar e aplicar seus conhecimentos em matemática adquiridos ao longo do curso. Nesta primeira fase, o contato é direto com bases teóricas, práticas e conceitos que nos ajudarão a vencer as mais variadas situações durante o curso. É na unidade de aprendizado Trigonometria e funções elementares que estamos tendo contato com uma gama maior de expressões e quebras de mitos que com certeza vieram na cabeça de grande parte dos aspirantes a engenheiro.

Este trabalho vem para colocar em prática o que foi aprendido até então e mostrar se algo do que foi passado, foi assimilado e revertido em aplicações reais pelos alunos. Muito se diz o porquê de aprender certas matérias, a dinâmica dada a este trabalho/apresentação tem a importância além de dar função ao que já foi passado, instigar os alunos a pesquisar as reais aplicações de alguns temas de matemática no dia a dia de um engenheiro, ou um ramo ligado a engenharia.

Serão mostrado 3 exemplos de aplicações de trigonometria aplicada, a determinação de ângulos e arcos para a construção de maquetes, determinação de inclinação para alteração de telhados, determinação de distancias possíveis em relação a altura para uma possível construção a beira mar.

2 OBJETIVOS

O estudo da trigonometria é de extrema importância para a formação de um bom engenheiro civil, pois são aplicadas em diversas áreas e se bem compreendidas são a solução de um grande parcela dos problemas matemáticos em função de gerenciar uma construção civil, onde fazem importância em nos dar diretrizes e valores importantes de um cálculo. Dessa forma, o aprofundamento do estudo nestes temas, é o foco principal desse trabalho, em busca de desvendar e dominar ferramentas matemáticas a fim de acrescentar conhecimentos acadêmicos.

As aplicações que serão aqui estudados vão provar que a matemática pode ser revertida em auxílio prático em nosso dia a dia, na resolução de problemas , obtenção de valores em reais para aplicação direta. Será dada uma breve introdução a cada um dos três temas, e em seguida mostraremos matematicamente a obtenção de cada resultado e suas conclusões.

3. TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES ELEMENTARES APLICADAS A ENGENHARIA CIVIL.

3.1 Trigonometria aplicada a determinação de ângulos e arcos para construção de maquetes.

A construção de maquetes em três dimensões é um trabalho muito influente na vida de um engenheiro tendo em vista que maquete é uma redução real em escala do que será construído, e como todo e qualquer projeto fazer uma maquete requer conhecimentos matemáticos para que possa ser realizado, um deles é a trigonometria e com suas relações de seno cosseno tangente cotangente secante e cossecante é possível determinar as medidas dos arcos, tendo conhecimento que a aplicação de trigonometria para construir e determinar medidas de arcos é uma pratica muito simples de ser compreendida e é a maneira mais simples e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com