TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Monografias: Técnicas De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação á Distância

Polo Centro Educacional

Curso Superior em Tecnologia em Logística

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Atividade Pratica Supervisionada

Atividade Pratica supervisionada apresentada ao Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnica de Negociação atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Preparação Para Negociações Salariais

Quando falamos em salário, falamos em compensação pelo trabalho. Quando maior seus esforços, dedicação e responsabilidade, consequentemente seu salário será maior. Deveria ser assim, mas nem sempre é. Muitas vezes o profissional sente-se esquecido por não receber o valor que gostaria como pagamento. Por isso quando o profissional tem esse anseio de melhorar financeiramente seu salário na empresa onde atua, devem estar atentas as mudanças que acontecem ao seu redor e aproveitar as oportunidades para angariar um salário satisfatório. Uma das formas mais utilizadas como meio de se mostrar um profissional melhor e mais preparado é a constante reciclagem e atualização de seus conhecimentos através de cursos em gestão e outros que por terem uma duração menor acabam atraindo cada vez mais pessoas em busca de atualização e refino de seus conhecimentos.

• Quando o profissional está inserido em uma empresa de médio ou grande porte, geralmente são contemplados com os planos de cargos e salários, esses planos que por sua vez traz benefícios de curto, médio e longo prazo ao profissional e principalmente a empresa que acaba evitando um turnover (rotatividade de pessoal) alto, com isso reduzindo sua despesa com demissões e consequentemente aumento sua receita, já que esses profissionais com o passar do tempo conhecem cada vez mais o ambiente empresarial que este inserido e com isso sabem qual é a visão e as necessidades da empresa.

• Se você não está inserido em alguma empresa que tenha plano de cargos e salários, ou que até tenha, mas que seja falho ou insatisfatório aos olhos do profissional, em algum momento poderá se deparar com necessidade de negociar um aumento salarial, e para isso é necessário que você se planeje a faça no momento certo e de peça esse aumento de forma correta. Por isso ficam algumas dicas de como fazer esse pedido de forma correta.

• Para que você faça essa solicitação é necessário que você tenha informações relevantes a essa negociação, para conduzi-la de forma adequada. Descobrir qual é o valor médio da remuneração que outras empresas do setor pagam a colaborados que exercem a mesma função. Essa informação deve ser pesquisada com base em várias empresas para que você não se baseie em um valor que poderá ser incoerente aos olhos de seu chefe ou gestor com que você estará negociando.

• Informar-se sobre a política da empresa em relação a pedidos de aumento, para que você possa fazer de maneira a não desagradar ou deixar seu chefe ou gestor constrangido e também para que ele não o constranja também;

• Evite comparações de seu salário com o de outros profissionais interno da empresa que exercem a mesma função, pois assim você poderá despertar a curiosidade da empresa em relação a esses profissionais que poderão estar mais preparado que você e assim acabar ficando para segundo plano;

• Informe-se se o máximo possível sobre os números da empresa, tais como: Valor de faturamento, margem de lucro, valor de financiamentos e dívidas, valor de despesas, entre outros para ter certeza de que o momento é financeiramente confortável para a empresa. Cuidado com especulações excessivas e tenha cuidado com quem conversa e sobre o que conversa.

• Necessidades pessoais e financeiras nunca deverão ser justificativas para pedido de aumento salarial, pois em nenhum momento a empresa reduz o salário do profissional alegando que ele está com uma boa situação financeira e não tem necessidade de receber o valor que lhe é pago;

• Fale coisas positivas sobre a empresa e mostre que você estará sempre pronto para ajudar a empresa a conquistar suas metas e objetivos; mostre que você está se preparando cada vez mais para ajudar nas boas práticas e pronto para ajudar na gestão da mesma;

• Não blefe, colocando seu gestor contra a parede, alegando que irá sair se a empresa não lhe der aumento, ele poderá não estar num bom dia ou simplesmente se sentir coagido com a situação, essa pode ser a deixa para ele te demitir ou simplesmente deixar que você saia da empresa, assim você não estiver disposto a sair perderá sua credibilidade definitivamente.

Certo de que é o momento oportuno, escolha uma hora mais tranquila para falar com seu gestor, buscando um local reservado e agradável, evitando assim os ruídos que poderão atrapalhar a negociação. Mostre seus pontos fortes, o quanto você é rentável a empresa e que se preocupa na geração de lucros e na redução de despesas. Mostre boa conduta, sua pró-atividade e liderança no ambiente de trabalho e também o quanto você é preocupado com o futuro da organização.

No decorrer da negociação mantenha-se calmo, demonstre autoconfiança, mantenha suas expressões sob a rédea curta (gestos falam mais que palavras), fale somente o essencial sendo preciso nas coloções para facilitar o raciocínio de seu gestor e esteja disposto a negociar- porém tenha limites mínimos pré-definidos para não se precipitar no fechamento de um possível acordo e se arrepender.

Porém, se a resposta for negativa ou uma possível contra proposta não estiver lhe agradar, pergunte qual é o motivo da negativa e se for relativo as suas atitudes, postura, falta de preparo ou qualquer outro motivo esteja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com