TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnologias Da Informação Aplicadas Ao Ensino.

Artigos Científicos: Técnologias Da Informação Aplicadas Ao Ensino.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS AO ENSINO

É evidente a evolução que nos acompanha diariamente em toda a humanidade. Novas tecnologias surgem a cada “respiração nossa” e com essas tecnologias, a mudança no comportamento e na forma de viver da sociedade. “Renovação” essa, que obriga-nos a acompanhar o avanço do mundo e adaptarmo-nos ao mesmo, em diversas áreas que obrigam uma melhoria.

O texto trata exatamente disso, da mudança, da adaptação, da adequação às ferramentas tecnológicas disponíveis e eficazes para uma melhoria ou aprimoramento, no caso do texto, na área da Educação.

Muito se discute a respeito de trabalhar em sala de aula com tais ferramentas, uma vez que é necessária uma formação por parte dos professores, que não devem se obter apenas ao domínio do conteúdo dado, e uma colaboração maior dos alunos. É substancial o professor não só usar e abusar da tecnologia, como também aplicá-la a um método de aprendizagem que age em conjunto, com relação ao papel do aluno, o papel do professor, o conceito de aprender e o uso da tecnologia.

“O aluno assume o papel de aprendiz ativo e participante”, afirma o texto, porém é imprescindível que este, aprenda a trabalhar em grupo, na relação professor – aluno, aluno – professor e aluno – aluno, onde tais relações implicam na perfeita ideia de processo de aprendizagem, processo esse que exige o uso de diversas técnicas para incentivar a participação dos alunos e provocar uma interação entre eles.

Técnicas que desenvolvem uma capacidade nos alunos de analisar e resolver problemas impostos em situações reais e complexas, que desenvolvam o dialogo, o respeito, a explicitação e princípios. Entretanto, como já dito, é fundamental o domínio do professor sobre essas técnicas e a forma com ele as usará, para que os alunos possam entendê-las e explora-las.

O ensino a distancia (EAD) é um perfeito exemplo dessa relação tecnologia – educação. Através de ferramentas tecnológicas, como computador e o sistema mundial de internet, é possível um estudante cursar uma graduação ou outro tipo de formação, sem sair de sua casa. Aulas ministradas através de vídeos na internet, além da disponibilização de materiais de auxilio ao aluno, propiciam à aqueles que não têm disponibilidade para estar em uma universidade devido a diversos motivos, a chance “encaixar” o estudo no seu cotidiano, para que o mesmo não fique sem um curso superior, que pode lhe trazer diversas oportunidades no mercado de trabalho e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com