TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa

Por:   •  22/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃo

 Podemos citar ainda fatores como salas numerosas; professores com pouco conhecimento linguístico; escassez de material didático de apoio entre outros que são constantemente verbalizados por professores que atuam na rede pública.

 As condições para a realização de práticas pedagógicas diferenciadas embora limitadas restringem a atuação do professor, sobretudo, pela escassez de material de apoio e pesquisa.

 Contudo, o que se propõe é a mudança na prática pedagógica tendo em vista uma concepção de língua que rompa com o caráter estanque de língua como um conjunto IMUTÁVEL de regras e hábitos a serem memorizados.

 Nesse sentido, a ferramenta Internet, possibilita o acesso a recursos que contribuem para o aprendizado, pois ele pode ocorrer em diferentes momentos da vida do aluno, não necessariamente apenas no tempo e espaço da sala de aula, pois a internet permite o acesso a língua de uma forma muito mais democrática.

Afinal, em que medida o ensino que se realiza na escola pública possibilita a compreensão da língua estrangeira como prática social

 O Modelo tradicional restringe a aprendizagem de línguas a um conjunto de hábitos;

 As condições do modelo tradicional em sala de aula restringem a atuação do professor;

 A internet possibilita o acesso que contribui para o aprendizado de uma língua estrangeira;

 A internet promove um grande fluxo de informação e comunicação, além de encurtar a distância entre os possíveis universos de aprendizagem.

 Não é possível questionar sobre todas as informações disponíveis na rede por ser imensurável sua quantidade. Ocorre então a prática de acumulação de informação e o uso de fontes on-line sem maior conhecimento e reflexão sobre os conteúdos.

 Logo, o aprendizado não se limita apenas à educação escolar ou à educação formal, ele se dá por meio da constante interação do sujeito com o objeto, nesse caso na relação dos sujeitos; professor e aluno com a língua alvo.

 Historicamente, nem só de métodos tradicionais se constituiu a educação brasileira, a pedagogia tecnicista, por exemplo, cumpriu o seu papel em formar mão-de-obra para o mercado de trabalho que se expandia vertiginosamente com a industrialização do país. Nessa perspectiva, tanto o professor quanto o aluno desempenham o papel de executores, isso porque, não participam diretamente da produção do conhecimento.

 Assim, em decorrência dos pressupostos e da expansão da educação tecnicista, novas ferramentas como o computador, por exemplo, foram inseridos no contexto escolar. Todavia, o uso de tal ferramenta não representou mudanças significativas no processo de aprendizagem uma vez que o foco estava na tecnologia em si e tal proposta desconsiderou “[...] o caráter interativo do relacionamento entre professor, estudante e conteúdo”.

 Esse viés do uso do computador na educação reflete a forte influência da pedagogia tecnicista uma vez que tanto o professor quanto o aluno desempenham papel secundário no processo educativo em detrimento da ênfase dada à tarefa. O computador torna-se uma máquina de ensinar e seu uso na educação consiste na transposição dos métodos de ensino tradicionais para o ambiente informatizado, revelando assim a utilização de novos meios para velhas práticas pedagógicas.

 Porém, o uso dos recursos da informática quais sejam, o computador ou a Internet não deve ter o objetivo de substituir o papel do professor até porque “[...] a verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas, sim a de criar condições de aprendizagem e ser o criador e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno”

 Ao ser utilizada criticamente a Internet no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa torna-se uma fonte inesgotável para informação, interação e comunicação. A navegação na web possibilita ao professor de línguas que estiver subsidiado teoricamente a possibilidade de construção de novas práticas pedagógicas.

 Contudo, essa mudança na prática será possível na medida em que o professor refletir sobre a viabilidade e a contribuição do uso da Internet no ensino e aprendizagem de Línguas Inglesa.

 O processo de construção de conhecimento pelo aluno durante a navegação na Internet se dá a partir do momento em que as informações encontradas na web forem RESSIGNIFICADAS por ele e não simplesmente absorvidas. É nesse momento que a intervenção do professor é imprescindível, haja vista que é ele quem poderá auxiliar o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com