TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA

Trabalho Escolar: ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE BIOLOGIA

A Educação Especial tem sido uma metodologia utilizada para auxiliar na formação de pessoas com necessidades especiais, que por algum motivo necessita de atenção diferenciada.

Ela varia de país para país. No caso do Brasil temos usado uma metodologia de inclusão onde possamos anteder não somente os alunos com deficiências, mas também alunos que possuem diferentes dificuldades.

Popularmente a EE se transformou num sistema análogo e segregado de ensino, para atender pessoas com graves problemas de aprendizagem. Hoje, porém com os progressos das ciências e das tecnologias os profissionais da EE têm se direcionado para a busca de educação alternativa menos segregativas. Tem como princípio básico que independentemente das condições socioeconômicas, raciais, culturais ou de desenvolvimento, sejam acolhidos nas instituições educacionais comuns sem nenhuma diferenciação dos outros estudantes. A escola que se adapta para receber estes alunos é a resignificação da educação especial, início de uma nova era com as transformações quase radicais da inclusão (Brasil, 2001).

Apesar de hoje contribuir muito para o avanço da educação a EE passou por várias mudanças que a transformaram completamente. Essas mudanças tiveram influência social, econômica, periódica dentre outras.

A história da educação, no que se refere às pessoas com deficiência, passou por várias fases. Bürli (apud BEYER 1998, p. 61), apresenta quatro fases:

- Fase da exclusão: Há algumas décadas atrás, a maioria dos deficientes era excluída do sistema escolar público regular.

II - Fase da separação: Mais tarde, através das iniciativas dos pais, foram sendo criadas, gradualmente, instituições e escolas para o atendimento escolar das pessoas deficientes (escolarização especial para os deficientes).

III - Fase da integração escolar: A partir da consolidação do sistema educacional especial, as desvantagens deste sistema, que foram gradualmente tornando-se conhecidas, produziram um período de crise e de busca de alternativas, ao que a integração escolar foi a resposta.

IV - Fase da inclusão: Acentua a não exclusão da criança, isto é, desde o início da escolarização ela é incluída no sistema educacional regular (escolarização diferencial para todos). Assim, pessoas com diferentes características e habilidades devem ser acolhidas com naturalidade na escola e também na sociedade de uma maneira geral: (TONINI, Andréa, COSTAS, Fabiane, 2005, p. 2 e 3.)

As quatro fases retratam bem a evolução da Educação Especial e mostra as barreiras que a mesma enfrentou, superando preconceitos e adversidades em todas as áreas.

Individualizando as especialidades vemos que diferenças como, deficiência visual, e deficiência auditiva também passaram por essas evoluções.

A história da deficiência visual se assemelha ao contexto histórico das pessoas que possuem as mais diversas deficiências As considerações foram avançando de acordo com que as crenças, valores culturais, concepções do homem e transformações sociais que aconteceram em diferentes momentos históricos. (PIRES, 2012)

Antigamente as pessoas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com