TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA REVISÃO DO ATUAL ESTÁGIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA.

Dissertações: UMA REVISÃO DO ATUAL ESTÁGIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

A atual ênfase da tecnologia no mundo globalizado tem se tornado mais evidente com o passar dos anos, a utilização de conceitos computacionais por empresas e instituições, tem se tornado cada vez mais frequente, mostrando-se essencial e impulsionando o surgimento de diferentes formas de inovação.

Segundo Azevedo (2008 p. 25) “A internet é a possibilidade, a nova condição para que isto aconteça, e a sua principal contribuição para a educação não está no uso da tecnologia, mas sim nas mudanças de atitude e nas novas oportunidades de aprendizagem que ela proporciona.”

Na área educacional uma grande ênfase tem sido dada à Educação a Distância (EaD), com o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), especialmente a internet que vem sendo considerada uma solução para as grandes demandas por novos conhecimentos e atualização contínua.

A educação a distância (EaD) é o aprendizado planejado para estudantes localizados em lugares diferentes do local do ensino. Exige técnicas instrucionais específicas, de forma a considerar a comunicação mediada por tecnologias e adequadas condições de organização e administração (MOORE; KEARSLEY, 2010 apud DUARTE 2012).

O Ensino ou educação a distância é cada vez mais importante e evidente ao passar do tempo, tornando-se mais utilizado e aceito em todo mundo. A população mundial tem procurado educar-se e atualizar-se profissionalmente aumentando a relevância deste tipo de educação, proporcionando rápidas mudanças e transformações em todos os campos do saber da vida humana.

Programas de ensino a distância tem historicamente desempenhado um papel social, auxiliando na diminuição do elitismo da educação, que pode ser observado em diversos países, são responsáveis também por corrigir algumas falhas no sistema tradicional de ensino, o complementando suas atividades e atingindo objetivos emergenciais decorrentes de mudanças sociais e tecnológicas.

É evidente a flexibilidade e adaptabilidade do sistema de ensino a distância, este método em meio a rotinas administrativas, horários restritos, e diferenças geográficas, vem mostrando-se cada vez mais usual e essencial para a formação do cidadão e do profissional contemporâneo.

O sistemas complexos de EaD, trouxeram alternativas educacionais modificando o cenário da educação mundial, estes ambientes virtuais, além de serem inteiramente responsáveis pela inovação na maneiras de ensino, tem contribuído de forma positiva no apoio da educação presencial tradicional, tornando-se um meio de acompanhamento que possibilita o docente atualizar-se profissionalmente, além também de apoiar seu discentes em suas atividades extra classes.

Ao longo dos anos, vêm-se utilizando para a EaD, diferentes tecnologias, desde materiais impressos, passando pelo rádio, a televisão, até chegar-se à internet. O desenvolvimento da tecnologia da comunicação deu-lhe novo impulso, colocando-a em evidência nesta última década. Diferentemente de outras formas de EaD, a educação via internet enfatiza a necessidade da compreensão dos seus componentes e das funções de seus atores para obtenção da efetividade educacional. A internet possibilita um novo conceito na comunicação.

Utiliza-se para efetuar este segmento de educação, objetos de aprendizagem, simuladores, imagens, sons, vídeos além do correio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com