TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA APLICADA À PRÁTICA DA DISCIPLINA DE ARTES NO ENSINO DE 1ª Á 4ª SÉRIE

Monografias: METODOLOGIA APLICADA À PRÁTICA DA DISCIPLINA DE ARTES NO ENSINO DE 1ª Á 4ª SÉRIE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo da prática pedagógica , a metodologia utilizada pelos docentes para o ensino da arte.

Qual a importância do ensino das artes na educação, evidenciando propostas de práticas pedagógicas que abordem a aprendizagem significativa. E assim, conceituar o que é arte, o seu papel no espaço escolar; e evidenciar as articulações existentes na educação de artes, na comunidade escolar de uma escola pública de Bodoquena-MS.

A realização deste estudo está voltada para evidenciar as práticas pedagógicas do ensino da arte, realizadas por professores do ensino fundamental de 1ª a 4ª série da escola Dr Arnaldo Estevão de Figueiredo. Este trabalho tem o intuito de contribuir para a reflexão proposta de uma prática pedagógica de arte. Destaca-se a pesquisa bibliográfica como a melhor forma de dimensionar o objeto, para isso estabelece-se como procedimento, uma revisão bibliográfica a fim de fundamentar as análises e aprofundar as reflexões.

A motivação para a pesquisa nasceu da necessidade de conhecer as práticas em artes, uma vez que todos os professores que estão atuando na área não possuem formação específica.

Para a realização de tal proposta, faz-se necessário ter claro entendimento sobre a arte e seu papel na educação. Conceituar arte não é tarefa fácil, mas com a necessidade de entender como se fundamenta esse questionamento, buscou-se o Novo Dicionário de Língua Portuguesa, para ter melhor esclarecimento do conceito de arte. Então, abaixo estão elencados alguns dos significados de arte.

Arte. (Do lat.arte) s.f.1 - Capacidade que tem o homem de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria.

Serão abordadas concepções sobre Arte e suas linguagens. A seguir, evidenciará o histórico do ensino da Arte no Brasil, junto com suas conseqüências, no terceiro capítulo, será enfocados o papel da Arte na Educação do ensino fundamental. Por fim, será apresentado o resultado da pesquisa feita em uma escola pública, onde poderão ser comparados os resultados obtidos com a bibliografia estudada.

Sabe-se que é importante propiciar aos alunos oportunidades para desenvolver o espírito crítico, a criatividade, a capacidade de análise, a interpretação de hipóteses. Torna-se indispensável familiarizar a criança da pré-escola com as linguagens artísticas, dando ênfase ao ensino como forma de comunicação e expressão social e cultural.

O papel de orientação do professor é importante. Suas propostas pedagógicas conduziram a criança a ter um pensamento ativo e reflexivo na sistematização da aprendizagem em arte. Entre as mais diversas práticas, poderá ser feita a partir de leituras de seu ambiente, para um melhor entendimento do seu entorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com