TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM BREVE HISTÓRICO DO ESTUDO DAS VIBRAÇÕES

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Disciplina: Dinâmica das máquinas

Discente: ISAAC CARVALHO SILVA

UM BREVE HISTÓRICO DO ESTUDO DAS VIBRAÇÕES

Teresina 18/08/2020

A vibração é um assunto de estudo bastante antigo e já bastante estudado. Esse tão importante tópico foi primeiro investigado em instrumentos como apitos e tambores, pois esses possuem na vibração seu princípio essencial de funcionamento, tornando um problema a ser estudado, já que esses instrumentos foram utilizados inclusive como forma de comunicação. Com o estudo dos movimentos vibratórios, por cientistas como Pitágoras e Aristóteles, foi iniciada a criação da base para o desenvolvimento de vários outros instrumentos musicais, como instrumentos de percussão e de cordas, instrumentos mais complexos e refinados que os primeiros apitos e tambores.

Com o desenvolvimento dos estudos no campo das vibrações, outros instrumentos mais complexos e com aplicações específicas foram desenvolvidos, como o sismógrafo por Zhang Heng em 132 d.C., fabricado em formato de uma jarra de vinho em bronze fundido e com o princípio de funcionamento baseado em pêndulos com mecanismos de alavancas. Uma bola de bronze indicava com um som metálico a existência de terremoto, permitindo saber a hora e a direção em que o terremoto ocorreu.

Os estudos na área foram evoluindo ainda mais com cientistas como Galileo Galilei, que estudou e descreveu o comportamento de um pêndulo simples observando os movimentos pendulares de uma lâmpada em uma igreja de Pisa. Ele descreveu a dependência entre a frequência, vibração e o comprimento de um pêndulo simples, juntamente com o fenômeno da ressonância. Isaac Newton também contribuiu para o desenvolvimento desse campo, pois sua segunda lei é usada para derivar as equações de movimento de um corpo em vibração.

Com a base para o estudo das vibrações já criada, cientistas da era moderna puderam aperfeiçoar e restringir ainda mais esse campo. Em 1902, Frahm estudou a importância da vibração em projetos de hélices e em 1909 propôs o modelo de um absorvedor composto por um sistema massa-mola para eliminar vibrações. Aurel Stodola desenvolveu um método para analisar vigas vibratórias que também e aplicável a pás de turbinas. C. G. P. de Laval solucionou o problema de disco rotativo desbalanceado, usando uma vara de pescar de bambu como eixo para montar um rotor, notando que esse sistema não somente eliminava a vibração de um rotor desbalanceado, como também suportava altas velocidades.

Nas últimas décadas, com o advento de computadores, os problemas mais complexos de engenharia deixaram de ser analisados com modelos grosseiros com poucos graus de liberdade, e passaram a ser resolvidos por métodos numéricos, usando computadores como ferramentas. O desenvolvimento simultâneo do método do elemento finito possibilitou os engenheiros a usarem computadores digitais para realizar analises numericamente detalhadas de vibrações de sistemas mecânicos, veiculares e estruturais complexos que apresentam milhares de graus de liberdade.

A importância do estudo das vibrações é essencial em engenharia mecânica. O desbalanceamento em motores diesel, por exemplo, pode causar vibrações no solo de que criam desconforto ambiental em áreas populadas. As rodas de locomotivas podem sair dos trilhos devido a desbalanceamento. As estruturas projetadas para suportar máquinas pesadas também estão sujeitas a vibração. É possível que partes destas estruturas sofram fadiga devido a variação cíclica de tensões induzidas. A vibração também pode ocasionar ruído excessivo, o afrouxamento de parafusos, trepidação em processos de usinagem, influenciando no acabamento superficial. Outro exemplo da importância do estudo das vibrações é da ponte de Tacoma Narrows, nos Estados Unidos, inaugurada em julho, que colapsou totalmente quando entrou em ressonância induzida pelo vento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com