TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma breve história do estudo da linguagem

Seminário: Uma breve história do estudo da linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

É notável a semelhança nas explicações em epigrafe sobre a origem do mundo: embora formuladas em épocas remotas, associam a palavra ao poder mágico de criar. O fascínio que a linguagem sempre exerceu sobre o homem vem desse poder que permite trocar experiências. A linguagem verbal é a matéria do pensamento e o veículo da comunicação social. Não há sociedade sem comunicação. Tudo o que se produz como linguagem ocorre em sociedade e constitui uma realidade material que se relaciona com o que lhe é exterior. Como realidade material a linguagem é relativamente autônoma.

A complexidade do fenômeno linguístico vem há muito desafiando a compreensão dos estudiosos. Retraçaremos a história dessa busca para entender como o objeto de estudo foi aos poucos se delineando e assumindo as configurações que hoje nos estudo linguísticos.

1. Uma breve história do estudo da linguagem

O interesse pela linguagem é muito antigo. Foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua, para que os textos sagrados não sofressem modificações. Mais tarde os gramáticos hindus dedicaram-se a descrever minuciosamente sua língua.

Os gregos preocuparam-se em definiras relações entre o conceito e a palavra que o designa. Aristóteles desenvolveu estudos noutra direção, tentando proceder a uma análise precisa da estrutura linguística.

Varrão dedicou-se a gramática, esforçando-se por defini-la como ciência e como arte.

Na Idade Média, os modistas consideraram que a estrutura gramatical das línguas é uma e universal.

A religiosidade ativada pela Reforma provoca a tradução dos livros sagrados em numerosas línguas.

Em 1660, a Grammaire generale ET raisonnee de Port Royal, ou Gramática de Port Royal, de Lancelot e Arnaud demonstra que a linguagem se funda na razão.

O conhecimento de um número maior de línguas vai provocar o interesse pelas línguas vivas. O pensamento linguístico contemporâneo mesmo em novas bases, formou-se analisando fatos. Esse estudo vai evidenciar o fato da língua está em constante modificação, independente da vontade humano, pois como é sabido a grande capacidade de transformação da língua a partir do tempo, manifestando-se de forma regular de acordo com a necessidade do ambiente.

Antigamente a linguística não era autônoma, submetia-se às exigências de outros estudiosos. O método cientifico supõe que a observação dos fatos examinados sistematicamente mediante a experimentação e uma teoria adequada. Este contrato cientifico consiste em observar e descrever os fatos a partir de determinados quadros teóricos.

2. O que é a linguagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com