TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA NOVA RELIDADE PRA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

UMA NOVA RELIDADE PRA CONSTRUÇÃO CIVIL

Jakline Andrade

A construção civil é uma atividade que mais consome recursos, é em muitos casos com certo impacto no ambiente. São inúmeras construções encontradas no mundo que já gerou ou ainda geram resíduos. De uma maneira geral a massa de resíduos de construção gerada nas cidades é igual ou maior que a massa de resíduo domiciliar. Além disso, tem os materiais extraídos da natureza, que apesar de ser um uso necessário na construção civil, são retirados muito das vezes sem nenhuma instrução adequada gerando alguns impactos ambientais.

Mesmo assim com as obras finalizadas e os edifícios prontos para ser habitados encontramos alguns sistemas que pode ser aprimorados para consumir menos, como o sistema de energia e de água, que são usos frequentes no dia a dia dos moradores.

Assim, para tentar diminuir esses impactos ambientais e melhorar o bem estar dos futuros moradores dos edifícios, vem sendo pesquisado e apresentado um novo conceito nessas ultimas décadas a construção sustentável ou engenharia sustentável.

Valério Gomes Neto, conselheiro do CBCS (Conselho Brasileiro Construção Sustentável), afirma que uma construção sustentável “é um edifício que consome menos energia, água e outros recursos naturais, considera o ciclo de vida dos materiais utilizados e o da edificação desde o seu projeto, passando pela construção, operação e manutenção, ate o esgotamento do sua destinação original.” Um conceito moderno que pode ser aplicado ao projeto de qualquer tipo de estrutura indo desde pequenas casas populares ate a construção de grandes prédios.

Mas seria viável investir nesse novo conceito? A forma melhor de responder é os benefícios que vão ser gerado por integra um conceito que ajudara o meio ambiente e a qualidade de vida de muitos moradores. “A construção sustentável não custa mais caro, desde que integrada na etapa de concepção do edifício, ou seja, desde a fase de projeto”, afirma Antônio Setin, presidente da construtora Setin.

 Pode ser que para instalação de alguns sistemas sustentáveis, como sistema de aquecimento solar, gere um custo maior, porem, instalados em boas condições para as orientações das placas, pela economia que vai ser gerada de energia no edifício, com prazo de um ano de uso o sistema logo pode ser pago. E possível ver também a economia de agua nos edifícios se for empregado sistemas de reuso de água pluviais, trazendo vantagens como redução do consumo de água da rede publica e evitar o uso de água potável onde não é necessário, por exemplo, na descarga de vasos sanitários; tarefas como regar plantas ou então lavar o chão. Além de ser barato e simples do ponto de vista da engenharia, o retorno é sempre positivo.

Este novo conceito não só foi inovador dentro das construções como trouxe uma nova visão para os estudantes de pós-graduação do curso de engenharia civil e de arquitetura. São inúmeras pesquisas desenvolvidas para melhoramento dos materiais de construção e invenções que buscam sempre as alternativas ecológicas, onde dependendo das invenções o estudante pode concorrer a prêmios e bolsas de estudos, já que, a sustentabilidade tem despertado interesses de grandes empresas. Além de ter uma possível chance de seu projeto desenvolvido ser vendido no mercado.

E o caso do Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (IDHEA), o primeiro centro de referência no Brasil para pesquisas nesse ramo, que com a ajuda da tecnologia e profissionais criativos, desenvolve e comercializa ecoprodutos, materiais produzidos por resíduos da própria construção civil ou materiais recicláveis. Sobre tudo com a utilização dos ecoprodutos na construção de um edifício ou uma casa popular não só vai melhora a condição de vida do morador como também não terá agressão ao meio ambiente em seu processo de obtenção e fabricação.

 Também para alcançar o bem estar, a saúde e consequentemente, para a longevidade, o conforto térmico na casa e de grande importância, é numa casa sustentável esse aspecto não fica atrás. Recursos passivos de climatização são empregados ao máximo para obtenção de uma habitação ventilada, iluminada e com pouca necessidade de sistemas de climatização artificiais, são os recursos naturais como o sol, a iluminação natural, o vento e a vegetação, princípios de soluções arquitetônicas rentáveis e econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com