TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Por:   •  21/11/2022  •  Seminário  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Missão: “Formar Profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”.

Barbara Teressa Kerstner

Debora Nathalia Nunez Fernandez

Marcelo Leonardo Albino

MÁQUINAS ELÉTRICAS

MOTOR CC DERIVAÇÃO (shunt ou paralelo)

Foz do Iguaçu - PR

2022


Barbara Teressa Kerstner

Debora Nathalia Nunez Fernandez

Marcelo Leonardo Albino

MOTOR CC derivação (SHUNT OU PARALELO)

Trabalho apresentado ao professor Gyan Flávio Ângelo Martins na disciplina de máquinas elétricas como avaliação bimestral.

Foz do Iguaçu – PR

2022

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        2

1.1 Objetivos        3

1.1.1        Objetivo Geral        3

1.1.2        Objetivos Específicos.        3

2.METODOLOGIA Ou desenvolvimento        4

3.conclusão        10

4.REFERÊNCIAS        11


1.INTRODUÇÃO

Motores de corrente contínua (Motores CC) tem por característica a versatilidade. Existem diversas configurações de enrolamentos de campo, que   dependendo da excitação determinam o tipo do motor: série, derivação ou independentemente que podem ser projetados para apresentar uma ampla variedade de características de tensão x corrente ou de velocidade x conjugado para operações dinâmicas ou em regime permanente. As máquinas CC podem ser facilmente controladas e têm sido usadas em atividades que exigem um amplo espectro de velocidades ou de controle preciso da saída do motor. A tecnologia de estado sólido que é usada nos sistemas de acionamento CA desenvolveu-se bastante nos últimos anos e vem substituindo os motores CC, mas a sua versatilidade e simplicidade de acionamento asseguram o seu uso numa extensa lista de aplicações.

Características:

  • estator tem polos salientes;
  • Excitação é feita por uma ou mais bobinas de campo
  • distribuição do fluxo criado nos enrolamentos de campo do entreferro são simétricos em relação a linha central dos polos de campo

É gerada uma tensão CA em cada bobina de armadura rotativa, que é convertida em CC nos terminais externos da armadura por meio de um comutador rotativo e escovas estacionárias, às quais os condutores de armadura estão conectados. uma combinação do comutador com as escovas forma um retificador mecânico resultando em uma tensão CC de armadura e uma onda fmm de armadura que está fixa no espaço.

Existem diferentes ligações para os motores, que na corrente contínua envolve O conhecimento da aplicação na qual o motor será inserido.  existem entre eles o motor paralelo, motor série e motor série-paralelo (compound). No presente trabalho estaremos explicando e involucrando os motores em derivação (paralelo ou Shunt),  

 Os motores do tipo shunt ou ligação paralelo são as mais utilizadas entre os motores de corrente contínua. As bobinas de campo são feitas com diâmetro bem pequenos, o que favorece ter uma maior resistência. Devido a resistência alta, em paralelo com a armadura, nas suas bobinas pouca corrente circula. Portanto a maior parte da corrente circula pelas bobinas da armadura.

O que é mais relevante desse tipo de ligação é que com a FCEM induzida na armadura impede que o motor atinja velocidades perigosas sem carga.

[pic 2]

                                      Imagem 1

  1. Objetivos

1.1.1 Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é apresentar o motor CC (corrente contínua), seu funcionamento, estrutura interna comum a todos os motores desse tipo e também cada um dos tipos existentes de modo a conhecermos o máximo possível este tipo de motor.

1.1.2 Objetivos Específicos.

  • Detalhar o funcionamento do motor CC derivação (shunt ou paralelo);
  • Mostrar as partes de que é composto internamente;
  • Detalhar cada parte que o compõe;
  • Relatar quais as principais aplicações passadas e atuais deste motor.


2. METODOLOGIA OU DESENVOLVIMENTO  

2.1 Motores de corrente contínua

A conversão eletromagnética de energia relaciona as forças elétricas e magnéticas do átomo com a força mecânica aplicada à matéria e ao movimento. Como resultado desta relação a energia mecânica pode ser convertida em energia elétrica e vice-versa através das máquinas elétricas. O motor elétrico transforma energia elétrica em energia mecânica. O ponto principal a ser entendido para compreensão do funcionamento dos motores elétricos vem da lei de Faraday, de   1831, em que uma FEM (força eletromotriz) é induzida em um condutor que se move através de um campo magnético.

Lei de Faraday: um fluxo magnético variável no tempo enlaçando uma bobina ou enrolamento produz uma tensão induzida:

                                                     E=   [pic 3]

Esta tensão induzida tem as seguintes características:

- Proporcional à intensidade de fluxo magnético;

- Polaridade da tensão induzida e o sentido da corrente gerada   é determinado pelo sentido do movimento relativo entre o campo magnético e o condutor que o corta (LEI DE LENZ).

- Relação entre velocidade e torque

Durante o funcionamento do motor CC a força contra -eletromotriz apresenta um valor quando a velocidade do motor aumenta. No entanto a corrente de armadura Ia diminui quando há um aumento da fcem (na alta velocidade), produzindo um torque T cada vez menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com