TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ -UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

Por:   •  8/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ -UNIOESTE                                                                                              CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS                                  Curso de Engenharia Civil [pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE DIMENSIONAMENTO DE AR CONDICIONADO PARA UM CÔMODO COMERCIAL


 

 

 

 

Trabalho apresentado à disciplina de Conforto Térmico e Acústico em Edificações, disciplina ministrada pelo Professor Samuel Nelson Melegari de Souza.

 

 

 

CASCAVEL
AGOSTO 2022

INTRODUÇÃO

A qualidade ambiental interna é um fator cada vez mais importante à medida que a quantidade de tempo que as pessoas passam em ambientes fechados aumenta. A medição do conforto térmico das áreas a serem adaptadas deve ser planejada durante as fases de projeto, construção e operação da edificação (MARÉ, 2010). Segundo Mare (2010), para garantir o conforto térmico, é importante avaliar os fatores que determinam a qualidade do ar interno, relacionados ao tipo, manutenção e uso do sistema de ventilação, nível de ventilação, condições climáticas e comportamento do usuário. . .

A carga térmica, parâmetro que deve ser determinado neste tipo de projeto, é a quantidade de calor sensível e latente que deve ser liberada ou apresentada a uma determinada área. Ele pode ser introduzido em um recinto por: condução, insolação, canais, pessoas, equipamentos, acesso e ventilação (Creder, 2004; Stoecker, W. F. e Saiz Jabardo, 2002). A ASHRAE considera que, em média, um ambiente pode ser considerado confortável quando cerca de 80% das pessoas expressam aceitação das condições ambientais (Oliveira, 2003).

 Os condicionadores de ar promovem melhor conforto para quem está na área. Para escolher o aparelho de ar-condicionado ideal, que atenda às necessidades globais, deve-se calcular a carga térmica das áreas. Neste trabalho, os cálculos foram baseados na suíte e na sala de serviço do apartamento de pedra, após o que foi feita uma proposta de condicionadores de ar que funcionem adequadamente nas áreas.

Este projeto visa demonstrar o dimensionamento da carga térmica e climatérica numa sala comercial situada em uma zona residencial, e levantar o potencial do equipamento de medição a ser utilizado, na cidade de Campo Mourão.

 

OBJETIVO

Esse projeto tem como objetivo, com base em normas técnicas e referências bibliográficas, definir os procedimentos utilizados para o dimensionamento de um ar-condicionado no cômodo de uma edificação. No qual serão realizados os cálculos para definir o fluxo global de calor provenientes de ambientes externos, ou internos com ou sem a incidência de radiação solar. Considerando também o calor procedente de outros fatores, tais como iluminação, equipamentos elétricos, e calor humano.

 

METODOLOGIA

O escopo do projeto desenvolveu-se com base nos seguintes passos:

  1. Escolha do local do projeto;
  2. Memorial de cálculo e descritivo;
  3. Elaboração das plantas e cortes do projeto;
  4. Análises de resultados;

As NBRs 15220/2003 e NBR 6401/2008 para a realização dos cálculos. Para as plantas e cortes foi usado o software Revit.

RESULTADOS

  • Especificações do ambiente

Para esse trabalho o cômodo escolhido é um cômodo comercial integrado a uma residência unifamiliar. Este cômodo possui pé direito de 3,1 metros e uma área de 18,24 m². Para a construção do cômodo utilizou-se tijolo cerâmico com dimensão de 9x14x29 cm, com paredes finalizadas de 15 cm de espessura pintadas na cor “alumínio”. Além disso, foi determinado que o ambiente terá uma temperatura de 24°C, o ambiente interno que circulam o cômodo escolhido terá uma temperatura de 30°C e a temperatura externa foi definida a partir da média mais alta do ano, sendo 39°C.

[pic 2]

Figura 1: Cômodo escolhido

Na parede 2 há um detalhamento em L feito de vidro com película reflexiva conforme o esquema abaixo:

[pic 3]

Figura 2: Parede 2

  • Tabelas utilizadas das Normas

[pic 4]

Figura 3: Tabela A.1 da NBR 15220

[pic 5][pic 6][pic 7]

Figura 4: Tabela B.3 da NBR 15220

[pic 8]

Figura 5: Tabela B.2 da NBR 15220

 [pic 9]

Figura 6: Tabela da radiação solar incidente em planos verticais e horizontais para o dia 22 de dezembro na latitude 30° Sul (FROTA E SCHIFFER, 1995)

 [pic 10] 

Figura 7: Fator solar para alguns tipos de superfícies transparentes (LAMBERTS, 1997)

[pic 11]

Figura 8: Fator solar para alguns tipos de proteções solares (LAMBERTS, 1997)

  • Cálculo da Transmitância Térmica das Paredes

        Para calcular a transmitância térmica U, foi necessário calcular a resistência total da parede, considerando suas superfícies e camadas. A resistência da superfície interna na direção horizontal é dada pela tabela A.1 e tem o valor de 0,13 (m²K)/W; já a resistência da superfície externa na direção horizontal possui o valor de 0,04 (m²K)/W. Para cada condutividade térmica foi considerado um material retirando o dado da tabela. Conforme os cálculos a seguir:

Transmitância U

[pic 12]

Resistência Térmica do Tijolo (seção 1)

[pic 13]

[pic 14]

Resistência Térmica do Tijolo (seção 2)

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

Resistência Térmica do Tijolo

[pic 18]

Seção A (reboco + argamassa + reboco):

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]


Seção B (reboco + tijolo + reboco):

[pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

[pic 25]

Logo, a resistência total da parede será:

[pic 26]

[pic 27]

  • Cálculo da Transmitância Térmica da Porta

        Levando-se em consideração que a porta é de carvalho. Primeiro é necessário calcular a resistência térmica da porta, sabendo que sua espessura é 0,03 m e sua condutividade térmica é 0,23, tem-se que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com