TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE ANTROPOLOGIA II - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Por:   •  21/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

NOME: Everton Chaves Maria

CURSO/TURMA: Ciências Sociais/2ºano

DISCIPLINA: Antropologia II

Professora: Glaucia Destro de Oliveira

AVALIAÇÃO DE ANTROPOLOGIA II

  1. O que é apercepção sociológica, o conceito de Louis Dumont? Desenvolva um exemplo.

Segundo Dumont as ideias de sociedade moderna são igualdade e liberdade, onde é o princípio mais importante a ideia de indivíduo.   Tem como ideal que a humanidade é  formada de seres que tem sua própria essência porém cada um com sua particularidade advinda da sua cultura.

 A ideia de indivíduo é muito importante dentro das sociedades modernas, onde discernida por cada um com um sentido absoluto pois, o direito que cada um tem é só limitado através do direito de outro indivíduo. Partindo dessa ideia, o indivíduo é  tido como  mônada, e todos os indivíduos que constituem um grupo são mônadas,  assim , conceito de individualismo para a sociedade é pensado com vários  mônadas.  A visão de Dumont, é  apresenta sobre sociedade ocidental moderna é a apercepção sociológica, ou seja,  a percepção que nós temos da natureza social do homem. o indivíduo independente que se encaixa a concepção individualista, percepção sociológica resgata o homem como ser social portanto, é a partir do homem que cada individuo constrói sua vida em sociedade. Segundo Dumont apercepção sociológica busca o ideal com o real. Em fim, apercepção sociológica vai contrariar a visão individualista do homem.

Podemos citar como exemplo uma pessoa está em uma balada e não olhava as pessoas as suas volta, essa pessoa sempre frequenta a mesma balada, a relação dessa pessoa mudou  com as outras, porem alguma coisa se modificou que era a relação que se tinha com as pessoas. Não havia mais eu e os outros essa pessoa acabou se tornado um membro deles sem perceber. A pessoa se pergunta porque eu mudei tão de repente.  “a pessoa antes se sentia social, percebeu algo em comum nessa balada com as outras pessoas, como a linguagem, idade, atitude etc. Onde antes essa mesma pessoa passava uma outra imagem para as outras pessoas que frequenta a balada acaba se tornando membro deles sem perceber.

2- o que é englobamento do contrario? Como o autor trabalhou com esse conceito em sua analise sobre a Índia?

Dumont diferencia a noção de indivíduo em duas ideologias indivíduo como ser empírico e outra como ser da razão. Dumont compara a organização geral dos valores da sociedade que são vistas como igualitárias porém, com uma organização através de uma hierarquia. Dumont diz que uma sociedade hierarquizada não se opõe  a ideia de indivíduo moderno pois os ideais está para todos os tipos de sociedade. Dumont cita vai o sistema de castas para explicar o modo individualista dentro da sociedade tradicional.  Apesar,  do nosso sistema ser oposto aos indianos Dumont mostra o papel que cada um tem na sociedade porque, mesmo uma sendo hierarquica ela também mostra a essência do homem.

 O princípio da sociedade moderna igualitário e da sociedade tradicional é o hierarquico porém,  necessário observar os princípios de cada sociedade dentro do contexto cultural de cada um,  relacionando as ideias que cada sociedade tem e como é construída através de uma totalidade novas ideias sociológicas. Com o autor cita em sua obra  é preciso englobar a ideologia e seu   contexto assim o sistema de castas permite compreender como a hierarquia exprime a sociedade como unidade.  O englobamento do contrário é englobar as ideologias de cada sociedade onde é ao mesmo tempo hierárquica e igual.

 

3- Como Dumont trabalha com o individualismo?

Dumont defende que o surgimento do individualismo é diferenciar a cultura moderna das demais, o autor vai iniciar fazendo uma análise das características do individualismo através do contexto histórico do renascimento. O autor mostra que o individualismo vivido por antigos cristãos e os de hoje não são os mesmos. O autor apresenta a ideia de individualismo apresentado pelos cristão da época dentro do igualitarismo onde, cada um só garantiria a salvação através da fé. Contudo, o individualismo englobava toda a ordem social da época. Essas ideias só mudaram com a reforma protestante, onde o pensamento era através da predestinação. Partindo daí o individualismo passou a ser visto como um objeto fora de nós e um valor, ou seja, de um lado o sujeito empírico, do outro o ser moral  e independente. Podendo assim dizer, que existe duas espécies de sociedade a individualista e holista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com