TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Por:   •  19/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.808 Palavras (20 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CURSO DE GEOGRAFIA

SEGUNDA AVALIAÇÃO

Prof. Dr. João Júlio Gomes dos Santos Júnior

  1. O que foi a “abertura controlada” durante a Ditadura Militar? Quais partidos que surgiram desse processo?

É caracterizada como o processo de liberação do regime militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. A abertura controlada ou política foi processada de forma lenta, gradual e segura durante o governo de Ernesto Geisel. Gradual porque ainda não era hora de os militares abrirem mão das eleições indiretas para prefeitos, governadores e para o presidente da república onde teríamos um pluripartidarismo que beneficiaria vários partidos políticos, entre estes partidos estavam os partidos que representavam o proletariado brasileiro como PT, PTB e PDT. Segura porque procurou garantir o controle do crescimento da esquerda no poder, evitando que o processo de transição permitisse a eclosão de uma revolução como se havia visto em Cuba e China. Muitos militantes de esquerda sofreram diversos atentados terroristas comandados pelos agentes do governo vigente nesta época, o mais conhecido atentado foi o do Riocentro, qual mostrou a população quais eram verdadeiramente as intenções das forças armadas sobre o processo de redemocratização. O retorno à democracia deveria garantir também a isenção dos militares de seus crimes praticados durante o regime.

  1. Comente o processo das Diretas Já de 1983. Quais partidos se articularam nessa reivindicação? Quais bandeiras políticas estavam em pauta?

As “Diretas Já” foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas e iniciou-se no final do mandato do presidente Figueiredo (último presidente da era militar). Foi a maior manifestação de massa jamais ocorrida no Brasil. As ações em busca do voto direto iniciaram-se no ano de 1983, através de um comício em Goiânia que contou com um público de aproximadamente 5 mil pessoas. Naquele momento, o governo de figueiredo encontrava-se desgastado, sobretudo após as polêmicas envolvidas na apuração do atentado ao Riocentro, em 1981. Além disso, a alta inflacionária, que chegou a 211% naquele ano. O Deputado Dante de Oliveira havia apresentado, em abril de 1983, emenda à constituição propondo o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da república. Os movimentos de oposição conseguiram reunir lideranças políticas de diversas correntes, como por exemplo Ulysses Guimarães (PMDB), Leonel Brizola (PDT), Luiz Inácio Lula Da Silva (PT), Luís Carlos Prestes (PCB) e o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, e também líderes populares, artistas e esportistas que atraíram o público e que deram um clima festivo às manifestações. Os comícios eram muito politizados e o público ouvia com atenção e euforia os discursos de parlamentares e sindicalistas.

  1. Explique o contexto político-partidário de posse indireta do José Sarney como Presidente da República.

As eleições indiretas para Presidente da República foram realizadas em 1985. Entre os candidatos Tancredo Neves (PMDB) e Paulo Maluf (PDS, ANTIGO ARENA). O candidato Tancredo Neves foi eleito por 5 anos pelo colégio eleitoral que fora composto em 1982 (meados do governo militar de Figueiredo) devido a sua postura diplomática e conservadora. Diferente de Ulysses Guimarães, que seria o provável candidato do PMDB a ocupar o planalto, mas este era visto como uma possível ameaça aos militares logo que fosse eleito devido ao revanchismo, ou seja, a condenação de militares aos crimes e abusos ocorridos na era da ditadura. Tão logo foi eleito, Tancredo Neves, que possuía uma saúde frágil e debilitada, foi internado às pressas e veio a falecer antes mesmo de sua posse. Em seu lugar, assumiu o vice José Sarney. Ele foi o presidente do partido que sustentava o regime militar poucos meses antes. Nessa conjuntura, ficou afastado a possibilidade do revanchismo, garantido pela lei de anistia de 1979.

  1. Fernando Collor de Melo foi eleito a partir de uma intensa campanha contra seu adversário Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de eleito, Collor implementou medidas econômicas que ficaram conhecidas como Plano Collor. O que foi esse plano? Quais suas consequências sociais e políticas?

Collor se tornou presidente com apenas 40 anos, o mais jovem presidente da história do Brasil. O jovem governador de alagoas soube conquistar os eleitores com sua imagem moderna, atlética e de combate aos corruptos. O cenário externo não era dos melhores; estava na ordem do dia privatizar e reduzir o gasto público. O neoliberalismo no brasil seria posto em prática pelo governo Collor. Não contava com estrutura partidária de apoio, pois se elegeu pelo inexpressivo partido da reconstrução nacional (PRN). Teve dificuldades para montar sua equipe. Fundiu os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio em um Superministério, o da Economia. Nomeou para o cargo a economista Zélia Cardoso de Melo. Foi ela quem anunciou o plano Collor, como ficaria conhecido esse que foi o mais surpreendente intento de combate à inflação brasileira no século XX. O plano determinou o bloqueio de todos os depósitos em contas correntes e aplicações em bancos. O impacto negativo do plano foi tão grande que, ainda hoje, ele é lembrado apenas como “o plano que confiscou a poupança” – exatamente o que Collor afirmou em sua campanha que Lula faria. Nessa situação, dificilmente alguém se aventuraria a comprar o que quer que fosse, além de alimentos e outros itens básicos.  O plano também decretou o congelamento de preços, mudança da moeda: de cruzados novos para cruzeiros, sem alterações de zeros; demissão de funcionários públicos; abertura do mercado brasileiro ao exterior com a extinção de subsídios do governo; flutuação cambial sob controle do governo. Muitos problemas surgiram: aposentados queriam sacar os seus recursos, pessoas doentes também precisavam deles. A infinidade de dramas que se abateu sobre a sociedade brasileira desgastou a equipe econômica que, inexperiente e atônita, mal conseguia explicar suas normas básicas. Foi um período de muito sofrimento para milhões de pessoas.

  1. Explique o papel desempenhado pela área cultural em relação ao período da Ditadura Civil-Militar.

No período de ditadura militar brasileira, o governo criou um conselho federal da cultura em 1966, visando estabelecer bases  para a cultura brasileira e criando órgãos que ficassem com esta responsabilidade para si, esta medida seria uma tentativa de implementar na cultura brasileira o que os militares achavam correto que fossem divulgados, esta seria uma tentativa dos militares maquiar os atos repressivos socioculturais que vinham praticando, como a censura de materiais quais eles julgavam subversivos pois segundo eles eram demonstrações opositoras ao regime vigente, os militares também investiram nos meios de telecomunicações  com  o pretexto de estarem investindo na infraestrutura do país mas também pode se dizer que seria mais uma tentativa de alienar a nação brasileira, qual  só recebia informações que tinham cunho de exaltar o regime militar ou esconder acontecimentos que poderiam acarretar no declínio deste governo ditador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com