TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA I – CIS 130 (2017-I)

Prof. Marcelo José Oliveira

Sobre o contexto e a importância da Carta de Pero Vaz de Caminha: um olhar etno-histórico.

Aproximar-se da antropologia exige mais do que apropriação do conhecimento teórico que faz desta área integrar as Ciências Sociais. É preciso compreender o campo de ideias e contexto que se define como a gênese do conhecimento antropológico, que remete, em termos de registro histórico documental, à Antiguidade e, sobretudo, a Idade Média, por que coloca em evidência o objeto da própria antropologia: a confrontação entre diferentes cosmologias, sistemas econômicos, políticos e de formas de representação sobre a reprodução humana. Situar opiniões e conjecturas desta época sobre os povos encontrados, entre as noções de “mau” e “bom” selvagem, reflete uma maneira de ver o outro do que propriamente o que o outro realmente é. A suposta ingenuidade ameríndia do “ser bom de tão inocente que é”, ou, o seu inverso, a suposta selvageria do “ser mau de tão amoral, arredio e ignorante que é” parece-nos muito mais documentos que explicam o europeu do que propriamente os povos selvagens. Trata-se de impressões, relatos e descrições de importantes personagens da história ocidental da civilização que influencia ainda hoje a imagem e juízo que se faz dos povos indígenas. Uma das maneiras de a antropologia rever esta história é reinventando esta gênese, provocando outros pontos de vista, mergulhando nela, como uma boa etnografia exige em termos da imersão possível na cultura do povo estudado, e entendendo suas peças históricas, documentadas e teorizadas, entre século XV e VI, também como dados etnográficos que se materializam como “escritos” de um povo que descreveu e conjecturou sobre outro a partir de sua experiência de contato.

A provocação de fazer destes documentos históricos o próprio objeto de estudo da antropologia seria uma das maneiras de como se fazer ciência “olhando para o próprio umbigo”. Então, vai a provocação...

Imaginemos que somos uma companhia de teatro. E, honrando a arte em dramaturgia teatral, temos que ser profundos e expressivos no que queremos representar e tocar nosso público, sensibilizá-lo como só o teatro sabe fazer, oferecer os recursos dramatúrgicos para que o próprio telespectador consiga desvelar algo que na vida cotidiana, no mundo ordinário, ele dificilmente teria condições de perceber. Temos que fazê-lo estranhar o seu próprio mundo para que ele no retorno o perceba com outros sentidos. Nossa companhia tem uma missão: transformar a Carta de Pero Vaz de Caminha em espetáculo teatral, de forma que o foco não seria a visão do europeu sobre os índios, mas o contrário, a visão dos índios sobre o europeu. Teríamos ainda o desafio de não fazer dos olhos do índio os olhos disfarçados dos europeus.  Imagino que começaríamos com os seguintes passos:

Conhecer detalhadamente o conteúdo da Carta de Caminha, compreendendo-a no contexto histórico do século XVI, identificando as informações explícitas e implícitas no documento.

Identificar os traços de cultura dos dois povos, em termos materiais e imateriais: de indumentárias, apetrechos, armas, ferramentas e performances de movimento e organização in locus (nas naus ou em terra) (recorrendo inclusive a outros materiais).

Identificar os personagens que aparecem, de ambos os povos, que representam “tipos sociais” em gênero, idade, adornos, status social, referência de relação com outros etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com