TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.411 Palavras (30 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(1º Semestre)

Por:

Glaucon Vieira Oliveira – RA: N843GE1
Marcelo Oliveira Gomes Filho – RA: N862ED3
Matheus Ferreira Oliveira Gomes – RA: N862FC2
Renato Ferreira Taverna – RA: C854131

São Paulo - SP

2016

Sumário

Capa 1
Sumário 2
Sócrates 3

Biografia 3

Exposição das Ideias4

Impactos Produzidos7

Pitágoras 10

Biografia 10

Exposição das Ideias11

Impactos Produzidos13

Johannes Kepler 15

Biografia 16

Exposição das Ideias17

Impactos Produzidos20

Dissertação 22
Bibliografia 23

SÓCRATES

Biografia

Sócrates foi um filósofo grego nascido em Atenas por volta do ano 470 a.C., seguiu inicialmente os passos do seu pai, em obras de escultura e construção, mas na época já refletia sobre os conceitos básicos da filosofia, e iniciou seus estudos em torno do núcleo da alma humana, apesar de não ser recompensado financeiramente por suas ideias e conceitos filosóficos pioneiros. Sócrates era filho de uma parteira, de origem humilde, e a acompanhava nos trabalhos de parto, onde chegou à conclusão de que ele próprio seria um parteiro, mas um parteiro de conhecimento que libertaria o pensamento já existente dentro das pessoas, pondo em prática seus conceitos filosóficos e sua sabedoria. Devido à falta e homens em Atenas, era permitido que um homem tivesse duas esposas, por isso Sócrates casou-se com Xantipe e Mirto, tendo três filhos ao longo da sua existência.

Se torna complexo o relato, pois Sócrates não deixou nenhum livro ou escritura dos seus conceitos e ideais, tudo que se sabe sobre ele foi transmitido por seus discípulos Platão, Xenofontes e Aristófanes. Platão foi o responsável por disseminar a imagem de Sócrates como sendo um homem ético, que andava pelas ruas de Atenas pesquisando sobre a forma de pensamento dos gregos e os questionava sobre os valores que acreditavam e que conheciam. Já nos relatos feitos por Aristófanes, Sócrates aparecia como um enganador e influenciador de pessoas a seguirem caminhos contrários a ética e a moral, o que dificulta ainda mais a percepção e a certeza da real personalidade de Sócrates. No entanto, Platão relatou as obras de Aristófanes como difamatórias e irreais, e nos baseamos nos relatos de Platão quanto a veracidade nos relatos sobre a biografia de Sócrates.

A lei ateniense determinava que todos os homens fisicamente capazes com idade entre 18 e 60 anos, deveriam servir ao exército. Desta forma, de acordo com Platão, Sócrates serviu ao exército durante três campanhas militares, onde também ocupou cargos públicos e de gestão. Após sua aposentadoria do exército, Sócrates se dedicou apenas a educação, e devido exposição dos seus conceitos e notória sabedoria, era considerado por seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em função das suas ideias inovadoras, atraiu a atenção dos jovens, que o seguiam e buscavam obter conhecimento e pensamento crítico.

Embora Sócrates não se achasse um sábio, ele se postava contra a ignorância popular, e tentava a todo custar disseminar a ideia de que conflitos poderiam ser resolvidos através do diálogo, além de argumentar criando relações do homem com a natureza.  Assumindo sua posição de ignorância, mas ao mesmo tempo interrogando pessoas e demonstrando a incongruência de seus conceitos; esta ação foi chamada de ironia socrática, onde no diálogo com o cidadão, Sócrates concordava com seus ideais, mas logo depois o confundia, usando a ironia para mostrar sua ignorância. Assim se deu origem a frase, “eu sei que nada sei”, expressando Sócrates com base na disparidade dos fatos.

Como parteiro de conhecimento, Sócrates enfatizava que todo ser humano já nasce com conhecimento, mas cabia ao mestre realizar o parto deste conhecimento. Ele entendia que só o conhecimento que vem da alma é capaz de realizar o discernimento do que é justo, bom e certo. Para partejar este conhecimento, Sócrates aplicava um método dialógico que ele chamou de maiêutica, que traduzido do latim significa funções da parteira, em clara referência a sua mãe.

Nesta busca pela verdade através da razão, Sócrates afirmava que a única forma de conhecer a verdade é conhecendo a si próprio, como na famosa frase, “conhece-te a ti mesmo”. No entanto, devido a sua influência e capacidade de atrair adeptos dos seus conceitos, Sócrates chamou atenção dos mais conservadores que o acusavam de subversão dos valores éticos e religiosos e perversão da juventude. Desta maneira, Sócrates foi preso, e recebeu a oportunidade de advogar a seu favor e rever os seus conceitos. Porém, Sócrates recusou a se renunciar, e continuava acreditando no que pregava e preferia ser condenado pela justiça e preservar, diante da sua imortalidade a verdade da sua alma. Sendo assim, a maioria dos juízes decretaram a morte de Sócrates por envenenamento, e então, aos 71 anos morreu Sócrates, de forma digna sem abrir mão da suas ideias e ciente da coerência do que pregava aos seus contemporâneos.


Exposição das Ideias

Como já foi mencionado, o próprio Sócrates não escreveu textos filosóficos, e nosso conhecimento do homem e sua filosofia é baseada em textos de seus alunos e contemporâneos, particularmente os diálogos de Platão, mas também os escritos de Aristóteles, Xenofonte e Aristófanes. Como estes são tanto os textos filosóficos partidárias de seus partidários, ou obras de dramático em vez de intenção historicamente precisas, é difícil encontrar o "real" Sócrates (muitas vezes referido como o "problema socrático"). Em socráticos Diálogos de Platão, em particular, é quase impossível dizer qual das visões atribuídas a Sócrates são realmente dele e que Platão própria.

Talvez a mais importante e duradoura contribuição, e única de Sócrates ao pensamento ocidental é o seu método dialético de investigação, o que ele se referiu como "elenchus" (grosso modo, "interrogatório"), mas que se tornou conhecido como o método socrático ou Debate socrático (embora alguns comentadores têm argumentado que Protágoras realmente inventou o método "socrático"). Ele tem sido chamado um método negativo de eliminação hipótese, em que as melhores hipóteses são encontradas, identificando e eliminando aqueles que levam a contradições de forma constante. Ainda hoje, o método socrático ainda é usado em salas de aula e escolas de direito, como forma de discutir temas complexos a fim de expor as questões subjacentes, tanto no assunto e o alto-falante. Sua influência é talvez o mais fortemente sentida hoje no uso do método científico, em que a hipótese é apenas a primeira etapa para uma prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.2 Kb)   pdf (315.6 Kb)   docx (72.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com