TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINAS NUCLEARES: PRODUÇÃO, SEGURANÇA E REJEITOS RADIOATIVOS

Por:   •  26/5/2021  •  Monografia  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

IPATINGA

2020


CARLOS LUIZ DE PAULA JUNIOR[pic 6]

USINAS NUCLEARES:

PRODUÇÃO, SEGURANÇA E REJEITOS RADIOATIVOS

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Química da Instituição Faculdade Pitágoras de Ipatinga.

Orientador: Josiane Hernandes.


Ipatinga

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        7

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        7

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

1 INTRODUÇÃO[a]

A preocupação mundial para encontrar novas fontes de energia em razão das fontes térmicas convencionais que utilizam petróleo e o carvão, combustíveis não renováveis grandes emissores de (COx e SOx), que causam prejuízos ao meio ambiente[b].

Com o avanço em pesquisas novas fontes vão se consolidando algumas delas já alcançaram avanços como a energia eólica, solar, hidráulica e nuclear. No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas pelo fato do país dispor de grandes bacias hidrográficas.

As regiões mais afastadas dos grandes centros utilizam também energia produzida em termoelétricas e em menor escala energia eólica. O mundo caminha para a obtenção da energia a partir de fontes renováveis e não poluidoras. Considerada como uma possibilidade para a geração tradicional de energia, a energia nuclear, chamada também de energia atômica ou termonuclear.

Apesar de todos os mitos, esse tipo de produção energética é limpa pelo fato de não usar queima de combustíveis. A energia nuclear gera um vapor, que sob pressão, faz girar turbinas que acionam geradores elétricos, possui um combustível barato (Uranio) e com pouca quantidade e capaz de obter enorme emissão de energia. Usinas Nucleares ocupam pequenas áreas, não dependente de condições ambientais e climáticas, não depende do sol, ou da vazão de um rio.

 Em decorrências de acidentes ocasionados na história os benefícios desse tipo de energia ainda geram muitas dúvidas e polêmicas. Perigos pelo fato da radiação emitida na produção desta energia, radioatividade dos materiais utilizados, risco de acidente e o que fazer com os resíduos radioativos, questões que faz com que muitos ambientalista sejam contrários a utilização desta forma de geração de energia.

Tecnologias estão sempre desenvolvendo e por ser uma fonte de energia altamente concentrada e de elevado rendimento, diversos países utilizam a energia nuclear como opção energética. As usinas nucleares já respondem por 16% da energia elétrica produzida no mundo a maior parte das usinas nucleares estão concentrados nos Estados Unidos, na Europa, no Japão e na Rússia demonstrando que usinas nucleares avançaram em segurança, prédios que contem o reator são envolvidos por grossas camadas de concreto, monitoração de ambiente tudo que a de mais de avançado é aplicado em tecnologia de controle procurando tornar este esquema mais rígido desde a extração do urânio até a geração da energia.[c]

1.1 O PROBLEMA

Com o crescente desenvolvimento de novas tecnologias e as notícias de uma futura crise energética em decorrência de uma possível escassez de petróleo, a variação em seu preço, a crise hídrica no país em relação às variações no período de chuvas, se tonou necessária à busca por novas fontes de energia. Mas como a energia nuclear pode impactar esse cenário de crise elétrica enfrentado no país?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender e analisar os efeitos da produção e destinação de rejeitos de usinas nucleares.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

. Explicar sobre o processo de obtenção de energia nuclear, sua importância vantagens e desvantagens.

.Demonstrar o motivo que levam países a adotar esse tipo de matriz energética e formas de melhorar o processo.

.Mostrar o funcionamento de uma indústria nuclear, a química envolvida no processo de produção e as dificuldades na remoção de rejeitos.

3 JUSTIFICATIVA

Com a crescente demanda de energia no mundo e as estimativas de futuras crises hídricas e outros combustíveis fósseis que liberam poluentes como (COx e SOx), muitos países vem caminhando para uma nova era, a energia nuclear.

Com uma forma de obter energia limpa, sem queima de combustíveis e com uma pequena parcela se pode obter uma enorme quantidade de energia, essas usinas não precisam de um espaço muito grande para funcionar em comparação com uma hidrelétrica, ou uma usina eólica, podem operar independente do clima ou região, por não sofrerem com interferências externas.

Apesar de seus ganhos a energia nuclear apresenta riscos imensuráveis para o meio ambiente e toda vida próxima em caso de problemas na segurança e contingencia de seus resíduos.

A busca pela compressão e entendimento sobre a produção e as etapas do processo se faz necessária para todas as pessoas, tornando-se de grande importância para engenheiros em todas as áreas. A energia nuclear é uma opção para um futuro no qual a sua obtenção por meio das atuais matrizes energéticas se tornarão ineficazes, fazendo a procura de novas tecnologias se torne uma necessidade, melhorando processos e evitando futuros danos e acidentes que acarretam em custos ambientais, financeiros e sociais durante longos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (73 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com