TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas Nucleares no Brasil

Por:   •  19/11/2021  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Usina Nuclear no Brasil

A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia ,mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

As primeiras evidencias do uso da energia nuclear, como o urânio e o plutônio, foram obtidos em 1938, sendo utilizada para objetivos militares.

Existe muita polêmica e desconfiança no uso dela, pois seu nome é para muitos sinônimo de falta de segurança, por serem favoráveis á possibilidade de acontecerem acidentes nas usinas, o que gera a reprovação da utilização da energia nuclear por grande parte da população.

No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a desenvolver o Programa Nuclear Brasileiro, para a implantação da energia atômica no país. O país possui a central nuclear Almirante Álvaro Alberto, constituída por três unidades (Angra 1 em 1984, com 640 MW de potência, e posteriormente Angra 2 em 2001, com 1.360 MW de potência, Angra 3 se iniciou nos anos 1980 e foi paralisada na época, mas que com a sua finalização resultara numa adição de mais de 1.405 MW). Está instalada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Porém hoje em dia , apenas Angra 2 está em funcionamento.

As usinas nucleares não são consideradas economicamente competitivas no Brasil, pois opera com diversas fontes primarias, apresentando os custos da energia produzida semelhantes de outras fontes de energia características do país.

Em virtudes de problemas orçamentários , não é realizado grandes investimentos nesse setor ,toda via , o Brasil já comanda todas as partes do ciclo do combustível, além de ter desenvolvido a matriz de um reator de propulsão nuclear.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com