TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usina Nuclear

Por:   •  7/12/2018  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Atalanta, 30 de novembro de 2018.

Aluna: Eduarda Marconcini.

USINA NUCLEAR

              É semelhante a uma indústria, construída para produzir energia a partir de elementos radioativos. É transformada pelo processo de fissão, ou seja, divisão dos átomos. Quando o átomo libera a energia rápida, é transformada em luz, quando lentamente, liberada em forma de calor.

              As usinas contêm uma estrutura nominada de vaso de pressão, que abriga água, usada para refrigerar o núcleo do reator (onde está o combustível nuclear). Também possuem o circuito primário que aquece e a água é passada por dentro do gerador. Já no circuito secundário, a água é transformada em vapor e faz com que as turbinas movimentem, gerando energia elétrica.

[pic 1]

       Possui vantagens por obter menor custo de produção, transporte e entrega para as demandas. Deve ainda ser considerado que está cada vez sendo mais explorada para prevenir  a exploração dos recursos utilizados em outras usinas, como por exemplo, a água na usina hidrelétrica. Já a desvantagem é pelo fato de que, mesmo raramente, acontecer acidentes devastadores, como no caso da Usina de Chernobyl, ocorrido em 1996, na Ucrânia, deixando duas mortes, mais de 230 pessoas contaminadas e 137 mil pessoas deslocadas para outras áreas.

-USINA NUCLEAR BRASILEIRA: Atualmente, o Brasil possui duas usinas em Angra dos Reis, em Rio de Janeiro. A Usina conhecida como Angra 1, abastece cerca de 9,9 milhões de cidadãos. Já a Angra 2, é suficiente para atender 20,8 milhões de habitantes. Há também um projeto da terceira Angra, iniciada em 1984, porém, inacabada e paralisada pelo Estado. Está previsto para retomar a construção em 2018 e com ela será possível abastecer uma população do tamanho de Belo Horizonte e Brasília junto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (94.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com