TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEIS E NORMAS (ISO) QUE ESTÃO VINCULADAS, NO BRASIL, À PRESENÇA DE USINAS NUCLEARES

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.352 Palavras (18 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 18

        [pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

1º SEMESTRE – PERÍODO NOITE

DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL

LEIS E NORMAS (ISO) QUE ESTÃO VINCULADAS, NO BRASIL, À PRESENÇA DE USINAS NUCLEARES  

        

Fernando Cruz dos Santos

                                                     RA 135057013535

SANTO ANDRÉ

2018

LEIS E NORMAS (ISO) QUE ESTÃO VINCULADAS, NO BRASIL, À PRESENÇA DE USINAS NUCLEARES  

Apresentação do trabalho baseado Projeto, proposto no 1º Semestre - do curso de Engenharia da Computação, Faculdade Anhanguera de Santo André.

 

SANTO ANDRÉ

2018

SUMÁRIO

1.

Introdução

01

2.

Energia nuclear

02

3.

Acidente Nuclear de Chernobyl

06

4.

Energia Nuclear no Brasil

07

5.

Entidades Regulamentadoras

09

6.

Legislação Nuclear Nacional

11

7.

Normas e Requerimentos

12

8.

Conclusão

13

9.

Referências e Sites relacionados

15

                1. Introdução

        

        Na busca de uma fonte energética sustentável e renovável o ser humano ainda realizar diversos experimentos com intuito de chegar ao equilíbrio em relação ao consumo e produção de energia elétrica. Utilizando combinações de alguns elementos naturais em conjunto com componentes químicos pode- se gerar reações controladas que para o ser humano é de grande proveito para geração de energia.

        Ter energia infinita com baixo custo, baixa utilização de recursos e que não degrade o planeta é objeto de estudo para países com grande demanda energética. Diante do grande espaço territorial e da população habitacional manter o equilíbrio energético propõe desafios gigantescos em comparado aos países de baixa concentração populacional devido a sua realidade de consumo energética.

        O uso consciente de energia e cortes programados podem auxiliar no controle energético de um pais, além de modificar seu fuso horário para manter o período de luminosidade solar em vigência ao período que a população está em momento de repouso, podemos observar através do horário de verão nacional, onde o consumo de energia é reduzido devido o adiantamento do fuso horário das regiões com alto índice de consumo energético.

        Além da utilização da força do vento para geração de energia limpa através do processo eólico, temos produção de energia através da reação de combustão fósseis, onde o carvão, gás natural e outros derivados do petróleo são utilizados como matrizes energéticas dentro de usinas e caldeiras.

        A utilização de princípios químicos para geração de energia é uma solução para países com poucos recursos naturais de forma que a manipulação de agentes nucleares com intuito de geração de energia pode ser critério de estudos aplicados para fins científicos. Um campo explorado pelo homem, mas que causa certo receito diante dos impactos causados pela negligencia na manipulação ou tratamento de elementos com reações desconhecidas.

        2. Energia Nuclear

        A descoberta da radioatividade aconteceu no início de 1986 com Henri Becquerel, onde ele viu que quando um saldo de urânio quando o agente coloca próximo de uma chapa fotográfica mês lembrar de um papel negro e com tudo escuro causava mancha nessa placa. No ano seguinte em 1987 o casal de cientista Pierre Curie e Marie Curie que são considerados atualmente os pais da Radioatividade consegue intensificar mais esclarecimentos sobre a fusão dos elementos.

        Sendo assim radioatividade é a capacidade de alguns elementos estáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas rodear a radiação. Com isso o casal percebeu que a Radioatividade é um fenômeno principalmente nuclear relacionado diretamente ao átomo onde com a sua intensidade de radiação é proporcional a quantidade de átomos que eles tinham do elemento radioativo.

        O uso dos átomos para geração de energia partiu do princípio científicos de Albert Einstein com sua teoria de fissão de átomos. Após a inclusão de um Nêutron em uma porção de uranio dentro de um reator acontece disparos, o átomo de uranio pode ser atingido quebrando seu núcleo criando dois elementos mais leves e disparando dois ou três nêutrons livres que novamente encontra com outros núcleos de uranio.  Fissão nuclear nada mais é que a quebra de átomos.

        A energia nuclear foi considerada por muito tempo capaz de gerar uma grande revolução para espécie humana pois imaginou se que através dela seria possível conduzir tanta energia de forma limpa, com a extração enérgica do núcleo de átomos após pesquisada por décadas ficou constatado o poderosa combinação elementos praticamente de graça além de acabar com a emissão de gás carbônico para sempre pode ser manter a produção de energia ilimitada, porém o tempo passou e atualmente o mundo já deixou para traz o pico e dependência dessa fonte energética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com