TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DA BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Casos: UTILIZAÇÃO DA BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

BORRACHA

UTILIZAÇÃO DA BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Palhoça

2011

BORRACHA

UTILIZAÇÃO DA BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina na disciplina de Materiais de Construção.

Palhoça

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

2. UTILIZAÇÃO DA BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL...............................5

2.1 BORRACHA DE EPDM (ETILENO- PROPILENO-DIENO).....................................5

2.1.1 Borracha de EPDM na vedação de vidros................................................................5

2.1.2 Borracha de EPDM na vedação de esquadrias acústicas..........................................6

2.1.3 Borracha de EPDM em lajes e telhados....................................................................7

2.2 PISOS ANTIDERRAPANTES DE BORRACHA.........................................................9

2.3 BORRACHA NO CONCRETO.....................................................................................9

2.4 BORRACHA NA PAVIMENTAÇÃO.........................................................................10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................15

1 INTRODUÇÃO

A construção civil utiliza múltiplos materiais para construir uma edificação, alguns são utilizados em maior quantidade, outros nem tanto, como é o caso da borracha. Apesar de não ter uso tão expressivo em termos de quantidade a borracha oferece ótimas vantagens onde é utilizada principalmente por ser impermeável.

Atualmente a indústria da construção civil vem se modernizando e buscando soluções para uma melhor resistência, durabilidade e redução de custos dos materiais utilizados. Para isso, vem se investindo em pesquisas para conferir quais os melhores materiais com custo/benefício que melhore a construção civil. Um dos materiais que está sendo pesquisado e testada é a borracha.

A borracha sintética produzida a partir do petróleo tem importância significativa na construção civil, surgindo como alternativa eficaz em certas aplicações como é o caso da vedação de vidros que antigamente era feita com massa de vidraceiro, hoje a borracha ganha força nessa aplicação, pois oferece boa resistência e é produzida de acordo com diferentes tipos de esquadrias e vidros. Outra característica da borracha é que ela pode ser usada em determinadas circunstâncias para atenuar ruídos como é o caso de mantas em telhados ou em paredes de estúdios.

Antigamente, a borracha era utilizada na produção de pneus para a indústria automobilística. Mais tarde, ela já foi utilizada na construção civil, na parte de acabamentos, em janelas, portas e vidros. Atualmente ela vem sendo incorporada de outras formas na construção civil. Como alternativa ecológica a borracha de pneus velhos pode ser usada em pisos antiderrapantes, pisos e outras aplicações de concreto.

2 UTILIZAÇÃO DA BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A borracha apresenta diversas aplicações na construção civil, a mais importante delas no momento é a borracha de EPDM, mas vem se estudando a aplicação de borracha reciclada de pneus velhos.

2.1 Borracha de EPDM (Etileno-Propileno-Dieno)

A borracha de EPDM (etileno-propileno-dieno) é uma das mais utilizadas atualmente. Os artefatos de borracha de EPDM apresentam boa resistência ao calor e ao envelhecimento, baixa temperatura, à luz solar, ao ozônio, resistente à água quente e ao vapor, a ácidos orgânicos e inorgânicos, a soluções salinas, ao óleo de silicone e a soluções de carbonato de cálcio e de carbonato de potássio, porém não são resistentes aos hidrocarbonetos alifáticos, aromáticos e clorados. Apresentam boa elasticidade e bom poder isolante.

2.1.1 Borracha de EPDM na vedação de vidros

A borracha surgiu como uma ótima solução na vedação de vidros (Figura 1), pois impede a entrada de poeira, água para dentro do ambiente, além de impedir a trepidação do vidro na esquadria.

Segundo a NBR 13756 – Esquadrias de alumínio – Guarnição elastomérica em EPDM para vedação – Especificação, todas as borrachas de vedação têm que ser de EPDM.

Existem diversos tipos e tamanhos de borracha para aplicação dos vidros que atendem as exigências de diversos tipos de esquadrias, seu processo de fabricação deve ser extremamente preciso, já que deve atender sua função de eliminar as folgas contidas na instalação do vidro.

A borracha de EPDM só pode ser preta, pois para sua coloração teria que ser usada carga mineral (gesso, areia, carvão, talco) o que não estaria especificado na norma. Porém uma solução para a limitação de cor seria a borracha de silicone produzida com carvão e quartzo, utilizada em projetos de alto padrão, seu custo é de três a quatro vezes maior que o custo da borracha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com